RO, Sábado, 18 de maio de 2024, às 15:26



RO, Sábado, 18 de maio de 2024, às 15:26


Sua Majestade a Rainha Marta é Embaixadora da Boa Vontade na ONU

No país do futebol, ela é rainha. A história da maior jogadora do nosso futebol é bastante brasileira, cheia de dificuldades, trabalho e encantamento por meio do que faz de melhor. Marta venceu simplesmente seis vezes o prêmio de melhor jogadora do mundo, sendo, ainda, a maior artilheira de Copas do Mundo, com 17 gols, e a maior das seleções brasileiras, com 117.

Mas sua história é muito maior que seus feitos. Natural do interior de Alagoas, ela sempre foi apaixonada por futebol e teve que passar por cima de todo o preconceito e críticas discriminatórias dentro das quatro linhas.

- Advertisement -



Com muita superação, ela ajudava a família vendendo produtos da feira da região, roupas e sacolés. De pouco a pouco, conseguiu juntar dinheiro para ir ao Rio de Janeiro, aos 14 anos, tentar a sorte no futebol.

Fez dois testes, um no Fluminense e outro no Vasco, local em que começou a jogar. Passou por três anos no Gigante da Colina, antes de ser negociada com o Umeå IK, onde começou a se destacar para o mundo.

Em sua carreira, foram 8 clubes defendidos além da seleção, empilhando títulos e artilharias. Apesar de muito destaque ao redor do mundo, foi na Seleção e no Santos que ela teve os seus maiores títulos no futebol.

Um grande legado fora de campo…

Sua história e peso para o futebol brasileiro foram reconhecidos pelo Maracanã, que a fez a primeira mulher a ter a marca dos seus pés no museu do estádio. Ela recebeu a honraria após a sexta conquista de melhor do mundo da FIFA.

Ainda foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas (ONU) para meninas no esporte. Seu exemplo de superação desde a infância é inspiração para as novas gerações e símbolo da luta por igualdade de gênero.

THE CHAMPS
Com imagens de Giphy e ONU Mulheres






Outros destaques


+ NOTÍCIAS