Rondônia, segunda-feira, 25 de outubro de 2021, às 00:35 [email protected] - Telefone 69 9 99475050

segunda-feira 25 outubro 2021

Solução com água de coco, vinagre e limão combatia o ataque de piolho em escolas de Porto Velho

Xampu era usado durante três dias. Algumas escolas aplicavam o veneno Neocid. E haja cabeças sofridas...

PORTO VELHO – O que fazer com piolhos nas cabeças de crianças? O tema é antigo também na capital rondoniense. Numa conversa Redação na manhã desta quinta-feira, lembrei-me do que acontecia por aqui, 36 anos atrás. E indaguei como funcionava o combate a esse inseto na escola de cada um?  

A jornalista Rejane Júlia contou: “Em Guajará-Mirim passavam Neocid, aquele de latinha, na cabeça da gente, ninguém gostava, alguns se assustavam”. O jornalista Cleuber Rodrigues: “Em Minas, além do Neocid, em algumas situações até gilete era usada para raspar a cabeça dos meninos; e era tudo rápido”.

Em 1985, o assunto foi pautado pela Editoria Nacional do saudoso Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro. Uma página inteira de matéria. Este correspondente participou com as informações de Porto Velho, cuja infestação era comum no clima tropical da região.

O levantamento do JB informava: entre as epidemias e problemas que afetam o Brasil, certamente a mais democrática é a pediculose, nome científico dado aos conhecidos piolhos, que hoje preocupam as famílias brasileiras de todas as rendas e regiões.

“Mas se já está longe o tempo em que as mães da classe média se assustavam quando seus filhos chegavam em casa roçando desesperadamente as cabeças, também não há qualquer indício de que o problema esteja para ser solucionado”, considerava a reportagem.

Enquanto a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte testava em escolas da periferia produtos caseiros, entre eles, sabões feitos com ervas, em Porto Velho a Secretaria Municipal de Educação e Cultura decidia lançar uma campanha para combater o piolho na escolas.

A temporada de proliferação do inseto em Rondônia era de julho a agosto. Em Porto Velho, a campanha abrangeria 43 escolas da zona urbana e 126 na zona rural, utilizando basicamente remédios caseiros.

Segundo a Secretaria explicava na época, o melhor xampu era um processo feito à base de coco e suco de limão usado durante três dias.

RECEITAS ATUAIS

A revista Tua Saúde informa: algumas boas estratégias para eliminar os piolhos e as lêndeas são lavar o cabelo com chá forte de arruda, aplicar spray de citronela, álcool canforado ou até mesmo óleos essenciais no couro cabeludo.

Essas técnicas caseiras podem ser usadas em crianças, pois não são tóxicas, são eficientes e têm bons resultados contra os piolhos e lêndeas.

Estes remédios caseiros também são ótimos para prevenir que uma criança, ou até mesmo o pai ou a mãe, pegue piolho ou lêndeas do filho, do irmão ou de amigos de escola que estejam com infestação. Além destas receitas caseiras pode-se fazer uso do pente fino que também é uma boa estratégia para eliminar os piolhos e lêndeas.

Segundo a revista Tua Saúde, os quatro remédios caseiros mais indicados para piolhos e lêndeas, são:

1. Lavar o cabelo com chá de arruda 

4 Remédios caseiros para Piolhos

Um excelente remédio caseiro para tratar a infestação de piolhos e lêndeas é lavar o cabelo com chá de arruda, pois assim é possível eliminar os piolhos e acalmar a coceira no couro cabeludo. O chá deve ser aplicado nos cabelos molhados antes de passar o pente fino e assim eliminar naturalmente os piolhos e seus ovos.

Ingredientes

  • 40 g de folhas de arruda;
  • 1 litro de água fervente;

Modo de preparo

Colocar as folhas de arruda na água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Tampar, deixar amornar e depois coar. Depois que o chá estiver pronto você deve aplicar esta infusão nos cabelos, com auxílio de um pedaço de algodão ou gaze ou derramando o chá diretamente no couro cabeludo, garantindo que todo o cabelo fica molhado.

Depois disso, deve-se enrolar uma toalha na cabeça e deixar a infusão de arruda agir por 30 minutos. Por último, lavar os cabelos com shampoo, aplicar condicionador e não enxaguar, passando um pente fino em cada mecha de cabelo para retirar os piolhos mortos e as lêndeas.

Conheça outras propriedades e benefícios da arruda.

2. Usar spray de citronela

4 Remédios caseiros para Piolhos

A citronela afasta os insetos, inclusive os piolhos porque tem um aroma muito intenso e funciona como repelente, por isso a preparação de um spray com esta planta pode ajudar a eliminar esses parasitas.

Ingredientes

  • 150 mL de glicerina líquida;
  • 150 mL de tintura de citronela;
  • 350 mL de álcool;
  • 350 mL de água;

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes e colocar num recipiente bem fechado. Aplicar diariamente nos cabelos e na raiz, deixando atuar por alguns minutos e, em seguida, passar o pente fino eliminando os piolhos e as lêndeas. Por fim, pode-se lavar o cabelo com shampoo e condicionador de uso habitual.

3. Aplicar óleos no couro cabeludo

4 Remédios caseiros para Piolhos

Óleos de coco, lavanda, hortelã-pimenta e eucalipto ajudam a matar os piolhos e lêndeas e por isso podem ser usado para eliminar estes parasitas.

Ingredientes

  • 50 mL de óleo de coco;
  • 2 a 3 gotas de óleo essencial de lavanda;
  • 2 a 3 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta;
  • 2 a 3 gotas de óleo essencial de eucalipto;

Modo de preparo

Basta misturar os óleos e aplicar em todo couro cabeludo, deixando por 20 minutos. Depois, passar o pente fino e retirar os piolhos e lêndeas mortas. Pode-se lavar o cabelo com shampoo e condicionador. Estes óleos podem ser aplicados de 2 a 3 vezes por dia.

4. Borrifar álcool canforado

Outra opção para eliminar piolhos e lêndeas pode ser o álcool canforado, encontrado facilmente nas farmácias, podendo ser aplicado com um spray diretamente no couro cabeludo.

Esta mistura também pode ser feita comprando somente a cânfora em pequenos pedacinhos e depois adicionar ao frasco de álcool e deixar o produto lá dentro. Basta borrifar um pouco desse álcool em todo cabelo para evitar a infestação de piolhos.

Outros cuidados para eliminar os piolhos

Outra dica importante para acabar com os piolhos é lavar separadamente a roupa, lençol, fronha e toalha de banho da criança com infestação, sendo necessário que seja lavada com temperatura da água elevada, em torno de 60 graus na máquina de lavar, ou colocar as peças de roupa numa panela com água, deixando ferver por alguns minutos.

Cada piolho vive cerca de 30 dias, e põe em média de 6 a 8 ovos por dia, que dentro de 7 dias eclodem, dando origem ao piolho, e por isso quando alguém está com piolhos é preciso ter muito cuidado para que os outros não sejam contaminados, e, para isso, é importante evitar emprestar chapéus, compartilhar escovas de cabelo ou roupas que possam conter piolhos ou lêndeas.
Confira outras dicas de como acabar com piolho

MONTEZUMA CRUZ
Fotos reprodução Jornal do Brasil e UOL
Informes atualizados: Tua Saúde

Outras notícias