RO, Quinta-feira, 02 de maio de 2024, às 7:26



RO, Quinta-feira, 02 de maio de 2024, às 7:26



Senai Rondônia efetiva parcerias com foco em inovação

PORTO VELHO – A Gerência de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) do Senai de Rondônia formalizou parcerias estratégicas com os Institutos de Ciência e Tecnologia de Rondônia (ICTs), Fundação de Amparo de Rondônia, ONGs e indústrias. O objetivo é contribuir com o Ecossistema Local de Inovação por meio da formação de uma rede de parceiros estratégicos visando o desenvolvimento de projetos colaborativos envolvendo Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Afim de implementar atividades e ações conjuntas, bem como programas pilotos e experimentais em áreas e assuntos de interesse e benefícios mútuos, em prol da sociedade.

 

De acordo com o gerente de soluções em tecnologia e inovação (STI) do Senai-RO, José Rafael Lopes, os acordos de cooperação técnica (ACT) formalizados em 2023 estão fechados com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal de Rondônia (Unir) e Instituto Federal de Rondônia (IFRO). “No momento o STI encontra-se em fase de formalização de parcerias com o Sidia – Instituto de Ciência e Tecnologia, o Centro de Estudos Rioterra, a Embrapa Rondônia, a ONG Kanindé e a Indústria Cargill”, disse.

Ainda conforme Lopes, em 2022 foram formalizadas as parcerias com a Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero) e a Ação Ecológica Guaporé (Ecoporé).

O gerente de STI defende que a inovação é um processo fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência das organizações. Devido ao leque de conhecimentos envolvidos, os projetos são realizados em parcerias e alianças. Como se diz comumente: “as necessidades são muitas e os recursos são escassos”.

“O Senai-RO tem adotado a estratégia de somar competências para elaboração de projetos de inovação”, ressaltou Lopes. “Atualmente, a Finep – Financiador de Estudos e Projetos do Governo Federal, incentiva e concede uma maior pontuação aos projetos de subvenção financeira quando submetidos em Rede de instituições, e os Acordos de Cooperação Técnica são as evidências de cooperação.

Para a consultora de Tecnologia e Inovação, Cleópatra Caldeira, a estruturação e realização das parcerias com essas importantes Instituições, visa ampliar a indução à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação, com mecanismos que estimulem a elaboração de projetos interdisciplinares e colaborativos que respondam aos problemas da sociedade rondoniense, incorporando, na medida do possível, métodos participativos e o diálogo intercultural com outros saberes existentes na sociedade.

O diretor regional do Senai, Alex Santiago, destacou que “a formalização das parcerias visa desenvolver cooperação em atividades que permitam: instituir e desfrutar de canais e processos para troca de informações e experiências entre os parceiros; idealizar, estruturar, captar recursos e executar conjuntamente projetos de PD&I nos assuntos de interesse mútuo; estimular o desenvolvimento tecnológico e a industrialização sustentável no Brasil, com foco em Rondônia e fomentar a qualificação técnico-profissional”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa




+ NOTÍCIAS


Venda de açaí garante sustento de feirante e de toda a...

PORTO VELHO - A rotina de acordar cedo, vencer o calor, a chuva, e as dificuldades que surgem pelo caminho, é enfrentada por mais...

1º Encontro Estadual de Controle Interno em Ji-Paraná: Fortalecendo a Gestão...

JI-PARANÁ - A Controladoria Geral do Município de Porto Velho (CGM), em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Associação Rondoniense...

+Notícias