RO, Domingo, 19 de maio de 2024, às 14:14



RO, Domingo, 19 de maio de 2024, às 14:14


Saúde municipal realiza palestra sobre dependência química em sistema penitenciário

O objetivo é orientar sobre os tipos de drogas, prevenção e tratamento da doença

Foi distribuído material educativo de prevenção para os participantes

PORTO VELHO — A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), promoveu uma palestra sobre o ciclo das drogas, na Penitenciária Milton Soares de Carvalho, com o objetivo de prevenir e conscientizar os reeducandos sobre os malefícios da dependência do uso de drogas.

Durante a palestra, realizada pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), foram abordados temas relativos aos tipos de dependência química, os prejuízos à saúde física e mental que o uso abusivo das drogas traz, além de orientações acerca da prevenção e tratamento da doença. A atividade contou com a presença de aproximadamente 60 pessoas.

A iniciativa é mais uma atividade que faz parte do calendário de atuação do Caps AD, onde os reeducandos recebem palestras educativas e ganham um espaço de interação com foco na prevenção de recaídas e reabilitação no meio social.

- Advertisement -



Shelton Botelho, diretor do Caps AD, ressalta a importância de promover ações de conscientização como medida preventiva, tendo em vista o aumento do número de dependentes de substâncias psicoativas.

“A demanda tem crescido relativamente e o método mais eficaz de combater esta realidade é por meio de iniciativas de conscientização das pessoas. Quando se torna dependente dessas substâncias, o resultado é uma doença crônica pelo resto da vida que pode ser tratada, mas não curada. Por isso, a prevenção sempre será a melhor maneira de combater a dependência”, afirma o diretor.

Em Porto Velho, as pessoas que desejam se livrar do uso de substâncias psicoativas, podem buscar o Caps AD para atendimento. O local funciona em regime de portas abertas, ou seja, sem a necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento médico.

A unidade está localizada na avenida Guaporé, número 3929, bairro Flodoaldo Pontes Pinto. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Fonte: Semusa





Outros destaques


+ NOTÍCIAS