RO, Sábado, 18 de maio de 2024, às 23:56



RO, Sábado, 18 de maio de 2024, às 23:56


Santo Antônio Energia realiza Workshop sobre o Plano de Ação de Emergência (PAE)

A Santo Antônio Energia realizou nesta terça-feira, 31, o Workshop do Plano de Ação de Emergência (PAE). O evento reuniu representantes de instituições responsáveis pela execução de políticas públicas de segurança em Porto Velho em um treinamento sobre Segurança de Barragens e alinhamento de informações sobre a operacionalização do PAE da Hidrelétrica Santo Antônio.

O PAE é integrado à Política Nacional de Segurança de Barragens e atende às determinações da Lei Federal 14.066/2020, que estabelece as ações que devem ser adotadas em uma eventual situação de emergência. Elaborado pela Santo Antônio Energia e implementado em parceria com a Defesa Civil de Porto Velho e com a consultoria Geometrisa, na primeira etapa de operacionalização do PAE foram cadastradas mais de 3.500 propriedades localizadas na área denominada de Zona de Autossalvamento (ZAS).

- Advertisement -



Nesta segunda etapa, estão sendo instaladas as placas de sinalização de rotas de fuga, pontos de encontro e as torres de sirenes. Instrumentos para reforçar ainda mais a segurança no entorno da hidrelétrica e que serão acionados apenas em uma eventual emergência.

“Apresentamos o Plano de Ação de Emergência para as autoridades presentes conhecerem em detalhe as ações já implementadas e como será a próxima etapa que inclui, em dezembro, a realização de simulados nas regiões previamente cadastradas. A operacionalização do PAE está prevista em legislação, por isso consideramos importante contar com o apoio e parceria das instituições responsáveis pela segurança em Porto Velho e da comunidade que tem colaborado em todas as ações”, explicou Kátia Vieira, coordenadora de Segurança de Barragem da Santo Antônio Energia.

Participaram do evento representantes das Defesas Civis Municipal (PVH) e Estadual (RO); Polícia Militar, Batalhão de Operações Especiais e Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia; Secretarias Municipais de Trânsito, da Saúde e da Controladoria Geral; além da Secretaria Geral do Governo de Rondônia e da Capitania Fluvial de Porto Velho.

“Sabemos que se trata de uma obrigação legal, mas nos deixa muito feliz ver durante este evento que as ações estão sendo feitas de forma muito cuidadosa pela Santo Antônio Energia para comunicar a população envolvida e reforçar a prevenção em qualquer eventual emergência. Posso dizer para a população ficar tranquila e participar dos simulados para que todos conheçam os procedimentos e saibam como agir de forma segura”, enfatizou Tadeu Sanches Pinheiro, Coronel do Corpo de Bombeiros do Estado e coordenador da Defesa Civil de Rondônia.

Segurança da Hidrelétrica

A barragem da Santo Antônio, feita em sua maioria de concreto e aço, é muito segura e está categorizada pelo órgão regulador, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como baixo risco. Mais de 600 instrumentos monitoram o empreendimento em tempo integral e a Santo Antônio Energia atualiza periodicamente seus processos e procedimentos para adoção das melhores práticas existentes para a segurança da barragem. A ANEEL realiza fiscalizações periódicas, atestando a qualidade da segurança de barragem e cumprimento das ações de monitoramento e procedimentos para operação segura das instalações.






Outros destaques


+ NOTÍCIAS