RO, Domingo, 12 de maio de 2024, às 0:40



RO, Domingo, 12 de maio de 2024, às 0:40


Santo Antônio Energia realiza Workshop de Ictiofauna para servidores do Ibama e Sedam

O evento, promovido em parceria com a Jirau Energia, trouxe à Porto Velho importantes pesquisadores especialistas em Ictiofauna do Brasil

A Santo Antônio Energia realizou nos dias 6, 7 e 8 de novembro o Workshop de Ictiofauna para servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (SEDAM). Ictiofauna é o conjunto das espécies de peixes que existem numa determinada região biogeográfica.

Promovido em parceria com a empresa Jirau Energia, o evento possibilitou aos servidores ampliar conhecimentos e aperfeiçoar o trabalho na realização de vistorias e análise de relatórios, previstos em Licenciamento Ambiental, apresentados periodicamente pelas Hidrelétricas sobre ações de Ictiofauna.

- Advertisement -



Para Sílvia Goes, Coordenadora de Licenciamento de Hidrelétricas do IBAMA, os conhecimentos compartilhados no workshop foram amplos e enriquecedores para o trabalho do órgão. “Foi um evento muito rico, com professores extremamente qualificados e renomados do Brasil. E as informações apresentadas por técnicos das usinas também foram completas. Com os conhecimentos adquiridos, poderemos aprimorar e qualificar melhor a análise de relatórios apresentados pelas usinas”, reforçou Goes.

André Vasques, gerente de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da Diretoria de Operações da Santo Antônio Energia, destacou que a programação de palestras contemplou uma abordagem múltipla de temas que envolvem o trabalho com Ictiofauna. “O banco de dados científicos sobre o comportamento das espécies de peixes da região, de metodologias de monitoramento, e entendimento do processamento e análise das informações, que as Hidrelétricas estão construindo, é um importante legado a longo prazo. Dados que já direcionam nosso trabalho na mitigação de impactos e conservação da Ictiofauna local”, complementou Vasques.

Para compreender melhor as ações do Programa de Ictiofauna da Santo Antônio Energia, ao final do evento, os participantes do workshop visitaram a Hidrelétrica. Conheceram o Sistema de Transposição de Peixes, por onde os peixes migradores transpõem a barragem nadando rio acima até as nascentes onde se reproduzem. E foi visitado também o Laboratório de Reprodução de Peixes, onde a hidrelétrica mantém estudos sobre protocolos de reprodução dos chamados grandes bagres, peixes migradores de alto valor econômico.

Desde 2014, a Santo Antônio Energia já produziu 400 mil filhotes de peixes (alevinos) da espécie piramutaba, considerada a “prima da dourada” que pode chegar a dez quilos quando adulta. Esse volume de filhotes saudáveis é um marco histórico na reprodução em laboratório dessa espécie.

“Apresentamos um panorama com dados detalhados de todas as frentes nas quais atuamos visando a mitigação de impactos e a conservação da Ictiofauna na região de abrangência da Hidrelétrica, como as formas de monitoramento, as pesquisas do Laboratório de Reprodução, e o trabalho de resgate de peixes em estruturas da usina. Tudo que possa contribuir para o trabalho dos servidores na análise de nosso trabalho”, completou Marcela Velludo, bióloga responsável pelo Programa de Ictiofauna da Santo Antônio Energia.






Outros destaques


+ NOTÍCIAS