Rita Queiroz recebe alunas da Ufam, em exposição no Mero – Por Alice Thomaz*

Para a professora Adriana Medeiros foi uma grata surpresa conhecer a artista pela qual nutre grande admiração desde que iniciou pesquisas sobre as artes plásticas na Amazônia

Alice Thomaz*

PORTO VELHO – Retornar ao Museu da Memória Rondoniense (Mero) e encontrar uma turma de estudantes encheu de alegria o coração de Rita Queiroz. Convalescendo de um período crítico de enfermidade, que a manteve acamada por quase seis meses, a artista plástica sorriu e se deixou fotografar na semana passada, quando participou de atividades alusivas a Semana do Museu, comemorada pelo Mero.

Estar mais uma vez no Museu foi um grande triunfo, considerou a artista de 89 anos, que está se recuperando de alguns problemas na saúde e com expectativas de concluir ainda este ano o livro que deu o nome de O Toque.

Rita esteve no Mero, onde desde 2016 o público pode visitar sua coleção Descamação Celular, um trabalho formado por várias instalações retratando a vida ribeirinha nas cercanias de Porto Velho, telas e muitos outros materiais doados pela artista ao Estado de Rondônia.

 

No museu ela teve um encontro com alunas do curso de Formação de Professores da Universidade Federal do Amazonas – polo de Humaitá. Doze alunas, orientadas pela professora Adriana Medeiros, responsável pelo ensino de Arte na Educação e Ensino Fundamental, estiveram em Porto Velho para visitar o Mero e concluir planejamento acadêmico disciplinar.

Para a professora Adriana Medeiros foi uma grata surpresa conhecer a artista pela qual nutre grande admiração desde que iniciou pesquisas sobre as artes plásticas na Amazônia. Emocionada, disse que não esperava tal oportunidade. “É a terceira vez que consigo trazer um grupo de alunas aqui e sempre fico muito feliz por poder rever os trabalhos da Rita, mas conhecê-la pessoalmente foi de fato extraordinário”, destacou.

A Semana do Museu é uma inciativa do Conselho Internacional de Museus (Icom) e tem como objetivo celebrar e expandir as comemorações do dia internacional de museus, bem como preservar e valorizar o patrimônio cultural. No Brasil, o evento é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Esta foi a 24ª edição. Pelo calendário oficial, o dia dedicado aos museus é 18 de maio, data comemorada em todo mundo.

*É jornalista


+ DESTAQUES




+ Notícias




+ NOTÍCIAS

+ NOTÍCIAS

Fale conosco pelo WhatsApp!
Pular para a barra de ferramentas