RO, Sábado, 25 de maio de 2024, às 14:25



RO, Sábado, 25 de maio de 2024, às 14:25


Residência multiprofissional em Saúde da Família abre inscrições para turma 2024

Serão ofertadas 10 vagas no total, sendo 4 para profissionais da Enfermagem, 2 para Fisioterapia, 2 para Odontologia e 2 para Psicologia

PORTO VELHO – O programa de especialização em residência multiprofissional em Saúde da Família (Remusf) da Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus de Porto Velho, está com inscrições abertas para ingresso na turma de 2024. São oferecidas 10 vagas distribuídas entre as profissões de Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia. Os interessados podem realizar a inscrição gratuitamente até dia 17 de novembro pelo Sistema Sigaa/Unir.

Para realizar a inscrição o candidato deverá preencher o formulário eletrônico disponível na Plataforma Sigaa, neste link, e anexar os documentos exigidos no edital de seleção (disponível aqui). Após o completo preenchimento será gerado eletronicamente o comprovante de inscrição com numeração específica. A seleção será feita em duas etapas: avaliação de desempenho acadêmico, por meio da análise de currículo e do histórico escolar do candidato; e avaliação da carta de apresentação e intenções de pesquisa no território.

- Advertisement -



Serão ofertadas 10 vagas no total, sendo 4 para profissionais da Enfermagem, 2 para Fisioterapia, 2 para Odontologia e 2 para Psicologia. Os dez selecionados receberão bolsas mensais no valor de R$ 4.106,09, pelo período de duração do curso, para dedicação integral e desenvolvimento de atividades práticas em área urbana, rural e/ou ribeirinha do município de Porto Velho.

Remusf/Unir– é um programa gratuito de formação de profissionais de saúde (enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas e psicólogos) para atuação na Estratégia de Saúde da Família. A formação adota a perspectiva do cuidado integral à saúde nos diferentes ciclos de vida familiar com foco no cuidado à saúde individual, familiar e coletiva e nos processos de educação e formação em saúde visando à melhoria da saúde e o bem estar de pessoas, suas famílias e da comunidade. Dessa forma, considera o planejamento estratégico local, a organização do processo de trabalho em equipe e as abordagens interprofissionais e intersetoriais no campo da saúde, além de assegurar os princípios do SUS e o atendimento das reais necessidades de saúde da população.

O programa tem carga horária total de 5.760 horas e dois anos de duração, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva, sendo 20% de atividades teóricas e 80% de atividades práticas e teórico-práticas de formação em serviço.

Entre as atividades a serem desenvolvidas pelos residentes, incluem-se a realização de visita domiciliar nos territórios; atendimentos clínicos e assistenciais individuais; atividades de promoção e educação em saúde de âmbito coletivo nos territórios e nas UBS; participação em reuniões de equipe e espaços coletivos da UBS; visitação de equipamentos intra e intersetoriais; realização de ações interprofissionais e intersetoriais; participação em fóruns, debates de parceiros; plantões em unidades de média e/ou alta complexidade, entre outras.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site da Remusf: https://remusf.unir.br/homepage.

                  Residência Multiprofissional em Saúde da Família

Inscrições: até 17/11/2023, pelo sistema Sigaa/Unir, neste link

Vagas: 10 (4 para profissionais da Enfermagem, 2 para Fisioterapia, 2 para Odontologia e 2 para Psicologia)

Público-alvo: graduados em Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia ou Psicologia

Fonte: Ascom – Unir






Outros destaques


+ NOTÍCIAS