RO, Segunda-feira, 09 de junho de 2025, às 12:41






Prefeito de Ouro Preto suspende testagem para coronavírus na população. “Testes estão dando resultado falso”, afirma em vídeo

OURO PRETO DO OESTE – O município de Ouro Preto do Oeste, na região central de Rondônia, é um  dos que estão fazendo um bom trabalho no controle da pandemia de coronavírus. O prefeito adotou várias medidas de controle e o município vem se destacando como um dos que têm pouco casos.

Isso até o início da testagem em massa da população, que começou essa semana. Desde então, os casos de infeção pelo vírus corona aumentou exponencialmente no município, o que levantou suspeita sobre a eficiência dos testes. Várias pessoas testadas positivo pelo teste rápido tiveram diagnóstico negativa em exame de contraprova.

O prefeito decidiu então, suspende a aplicação dos testes na população. “Estamos criando clima de pânico desnecessário nas pessoas e nas famílias”, disse.

Veja o vídeo publicado nas redes sociais:

O prefeito de Ouro Preto do Oeste, Vagno Gonçalves Barros (PSDC) anunciou, neste sábado, a suspensão de testes rápidos enviados pelo Estado para detecção de Coronavírus na cidade, após ele próprio realizar investigação e constatar que entre 10 a 12 pessoas, a maioria servidores públicos, apresentaram resultados positivos, mas em exames de contraprova realizados em clinicas particulares, houve a constatação de que não estariam contaminados.

Em vídeo nas redes sociais, Vagno Panisoly, como é conhecido em seu município, fez o anúncio. Ele explicou que o Estado encaminhou cerca de 400 testes rápidos e os profissionais da saúde foram os primeiros a serem testados, mas logo de início disse que teve uma surpresa com a grande quantidade de servidores que teriam testado positivo para a doença. “Fui a campo, para perto dos médicos ter conhecimento e investigar a veracidade desses testes rápidos”, explicou.

O prefeito contou que na primeira pesquisa conversou com uma moça que apresentou resultado positivo, “pedi para que ele refizesse e deu negativo, então comecei a observar que minha suspeita estava certa. Chamei uma doutora que está à frente do trabalho contra a Covid, pedi para que ela fizesse testes rápidos nas pessoas e depois repetir esses testes e assim ela fez. Na parte da manhã, cinco pessoas deram positivo no mesmo local. Quando foi a tarde repetiram os testes e essas mesmas pessoas deram negativo”.

Panisoly denuncia que os testes não têm precisão. “Estão dando falso positivo, colocando gente que tem que trabalhar em quarentena… Algo está errado, trazendo pânico para a sociedade”.

Ele acredita que os testes rápidos com erro são os responsáveis pelo grande aumento de casos no Município e em todo o Estado”.

O prefeito anunciou que todos os servidores que testaram positivo com o exame rápido agora irão realizar os testes mais demorados, que serão encaminhados a Porto Velho.

Vagno Panisoly lamenta a situação e destaca que além dos falsos alarmes em uma pessoa e família, o Município ainda tem gastos porque distribui medicação a quem não precisa.

Com informações do rondoniagora.com

Banner Social - Expressão RO

spot_img

+ Notícias


+ NOTÍCIAS