RO, Quarta-feira, 23 de abril de 2025, às 8:58






Prefeito conhecido como um dos mais mentirosos do Brasil, cancela mutirão de cirurgias em Candeias e culpa vereadores

Além de provocar um aumento do sofrimento emocional e físico para os pacientes, que esperavam por tratamentos que podem mudar suas vidas, a suspensão afeta diretamente os profissionais de saúde

CANDEIAS DO JAMARI – Uma decisão polêmica do prefeito Lindomar Garçon agitou a Saúde pública local. Prometido a população e mesmo com todos os trâmites aprovado pela Câmara de Vereadores do município, o prefeito que conhecido como um dos mais mentirosos do Brasil, cancelou as 247 cirurgias programadas para iniciar na próxima segunda-feira, 9.

A medida, que chega no momento em que centenas de pacientes esperavam ansiosamente pelos procedimentos, gerou indignação por parte de vereadores e da população.

Desde 2021, o governo estadual havia disponibilizado recursos para atender a uma demanda crescente na saúde, com iniciativa do ex-prefeito Valteir Queiroz.

O secretário de Saúde, Nikollas Munhoz, teria tomado todas as providências necessárias, incluindo a contratação dos profissionais de saúde e a confirmação dos procedimentos, que foram anunciados com antecedência aos pacientes.

O cancelamento das cirurgias foi formalizado na noite de quinta-feira, 5, por volta das 19h30. No ato, o prefeito anulou o empenho destinado ao pagamento dos procedimentos.

De acordo com informações de bastidores, os médicos contratados já se encontravam em Porto Velho, prontos para atender aos 247 pacientes, e que a equipe de assistência também estava devidamente alinhada para iniciar os trabalhos.

“Essa decisão traz preocupações significativas para a saúde pública de Candeias do Jamari” afirma um vereador.

Além de provocar um aumento do sofrimento emocional e físico para os pacientes, que esperavam por tratamentos que podem mudar suas vidas, a suspensão afeta diretamente os profissionais de saúde, gerando incertezas e prejuízos financeiros.

A população local agora clama por respostas sobre os motivos que levaram à suspensão das cirurgias, já que as cirurgias são prioridade, posto que  ter boa visão contribui para o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos.

As perguntas que ficam são: quais serão os próximos passos do governo municipal para resolver essa situação e o que está sendo feito para garantir que os pacientes não continuem a sofrer com a falta de atendimento médico especializado.

                  Nota de Repúdio

Os vereadores de Candeias do Jamari vêm a público repudiar veementemente as insinuações feitas acerca da ingerência na Saúde por parte da gestão municipal, que tenta responsabilizar o legislativo pela não realização de cirurgias já autorizadas.

Na mesma oportunidade, esclarecemos que tudo o que competia ao legislativo aprovar em relação a essa questão já foi devidamente aprovado. É certo que eventuais desentendimentos entre o gestor do município e a pasta da Saúde não podem recair sobre o parlamento.

Desta forma, reforçamos nosso compromisso com a Saúde do município e com a população de Candeias do Jamari, deixando claro que iremos cobrar explicações, cumprindo nosso papel fiscalizador, que não se confunde com o do gestor ou suas ingerências.

Por fim, lamentamos a atitude injustificável do prefeito ao cancelar o mutirão de cirurgias, reiterando nosso total apoio à urgente realização dessas cirurgias e à correta aplicação dos recursos já disponibilizados.

Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Candeias do Jamari/RO

www.expressaorondonia.com.br, com informações da Assessoria


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.



spot_img


+ Notícias



+ NOTÍCIAS