RO, Terça-feira, 13 de maio de 2025, às 18:38






Prefeito Adailton Fúria garante pagamento escalonado do piso nacional em Cacoal através do diálogo

CACOAL — O prefeito Adailton Fúria marcou presença na Assembleia Geral dos Servidores na última terça-feira, dia 15. Durante a reunião, ele apresentou uma proposta de pagamento escalonado do Piso Nacional da Educação para os docentes da rede municipal, a qual foi prontamente aceita após construtivas conversas com o Sindicato dos Servidores Municipais de Cacoal (SINSEMUC).

A solução surge como resposta ao cenário de dificuldades gerado pelo contingenciamento de recursos do governo federal, que tem afetado os repasses do Fundeb.

Ao contrário de municípios vizinhos, como Vilhena, Jaru e Rolim de Moura, que se depararam com greves e judicializações, Cacoal demonstrou o poder do diálogo. Segundo o SINSEMUC, a postura do município e a proposta apresentada pelo prefeito foram determinantes para a celebração de um acordo em que, diante das dificuldades, acaba sendo bom para ambos os lados.

Fernando Neves, presidente do SINSEMUC,  destacou a colaboração mútua: Segundo ele, diante das adversidades apresentadas pelo contingenciamento federal, a abordagem proativa e decidida do prefeito Fúria, em propor e negociar soluções, foi determinante. O próprio prefeito esclareceu que, “mesmo com os desafios relacionados ao repasse do Fundeb, a opção pela via do diálogo vai assegurar um direito essencial aos nossos educadores.”

Ele também enfatizou a importância do acordo, valorizando a sensibilidade do prefeito em encontrar um meio para solucionar as dificuldades, ao propor o pagamento de forma escalonada como uma solução para a questão do piso. Ele também ressaltou a participação dos servidores em Assembleia, para que todos tenham uma compreensão do que está sendo discutido e das soluções que estão sendo buscadas.

spot_img



+ Notícias



+ NOTÍCIAS