RO, Sexta-feira, 03 de maio de 2024, às 21:14



RO, Sexta-feira, 03 de maio de 2024, às 21:14


Porto fluvial que liga Brasil e Bolívia em RO é fechado após embarcação brasileira ser ‘sequestrada’ em protesto

Embarcação que saia do porto de Guayaramerín foi parada por bolivianos na tarde desta sexta-feira, 19

Homens tiram embarcação da água durante protesto no porto fluvial de RO — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O porto fluvial que liga o Brasil e a Bolívia na cidade de Guajará-Mirim (RO) foi fechado na tarde de sexta-feira (19), depois que uma embarcação, que saía da cidade boliviana de Guayaramerín, foi “sequestrada” por moradores da Bolívia.

O porto é o principal ponto de entrada e saída de pessoas e mercadorias entre os países na região Norte do país.

De acordo com a sócia-administradora do Porto Fluvial, a embarcação, que estava com passageiros, foi parada pelos bolivianos em protesto às ações da Polícia Federal (PF). Segundo ela, ainda há pilotos presos no lado boliviano.

- Advertisement -



“A polícia apreendeu uma embarcação com coisa ilícita deles e eles, em retaliação, apreenderam uma embarcação brasileira com as pessoas dentro. A gente conseguiu liberar os pilotos, mas [ainda] tem piloto preso. Eles pegaram a embarcação e tentaram colocar fogo e os brasileiros estão lá, ninguém vai e ninguém vem”, explicou a administradora.

Já no fim da noite de sexta-feira (19), a PF confirmou à Rede Amazônica que alguns passageiros, como estudantes, já foram liberados.

Imagens feitas por passageiros brasileiros e trabalhadores bolivianos mostram o momento em que cerca de 10 homens tiram a embarcação de dentro da água.

“Enquanto eles não liberarem a embarcação e os pilotos com vida, nada funciona. Temos Polícia Militar, Polícia Federal, Receita Federal e o BFROM, estão todos aqui no nosso porto”, disse a administração do porto.

*Colaborou: Késia Fernanda, Rede Amazônica.

Fonte: G1





Outros destaques


+ NOTÍCIAS