RO, Segunda-feira, 19 de maio de 2025, às 20:08






Política & Murupi — Bebês reborn, a febre

1.-Bebês reborn, a febre

Os bebês reborn, hiper-realistas, não são brinquedos infantis, e sim os objetos de desejo de adultos que disputam a guarda judicial em caso de divórcio. Um estudo no Canadá, diz que isto se dá por carência criativa, emocional e terapêutica. Hoje um casal de jovens irmãos me disse que vai abrir uma creche em PVH para esta nova clientela. Talvez a moda seja só cosplay, coleção, mas pode trazer quadros psiquiátricos relacionados à autoestima, insegurança e solidão. Quem aborda o tema tende a reduzir para moda passageira, mas há casos de dependência, perda de senso do ridículo e aí só com avaliação por psicólogo ou psiquiatra. Para o Zé de Nana o que falta é uma enxada na mão, sem luvas, para carpir um eito no sol ou uma trouxa grande de roupa suja para lavar na mão, usando sabão em barra.

1.2- Gripe aviária no Rio Grande do Sul

Na coluna anterior falei do Wolney do INSS, do pombo enxadrista e cala-te boca!, pintou a gripe aviária, como se tudo que está acontecendo no Brasil fosse pouco e eu tivesse que ficar dando milho aos pombos e falando deles. A gripe aviária é uma zoonose, doença viral muito contagiosa que afeta principalmente aves, mas que pode infectar humanos ou outros animais. Pobre Rio Grande do Sul, tão longe de Brasília, do governo, dos recursos e esquecido apesar das juras de ajuda feitas por Sua Nulidade Lule III. Não fosse trágico diria que para comemorar um ano de abandono o povo gaúcho enfrenta a severidade da gripe aviária que impactará outra vez o estado que vive o esforço diário da guerra para suplantar a tragédia que se abateu com as duas cheias que arrasaram sua economia. Para reduzir em parte o prejuízo e o azar dos gaúchos, desta vez a tragédia é nacional e todo país estará mobilizado para eliminar rapidamente – 28 dias entre identificar o surto eliminar o foco – mas o pombo enxadrista já está procurando um tabuleiro e vai surgir o “porca voz” do governo para cantar a solução marqueteira. É de lei!

1.3- Uma decisão correta do governo Lula

Crítico ferrenho da esquerda, do PT e do presidente Lula, reconheço e não deixo de divulgar ações que visam o avanço do país e o bem estar da população, como ocorre agora com relação à Nova Política de Educação à Distância, proibindo os cursos superiores em Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia na modalidade EAD, mantendo-se os outros cursos na área de saúde – Farmácia, Fisioterapia, Educação Física e as licenciaturas em Matemática, História e Letras – como presenciais e/ou semipresenciais, desde que a carga horária à distância não ultrapasse 50% da total. Explico: para a outra metade do curso, 30% deverá ser presencial, e os outros 20% compostos por aulas on-line com um detalhe, em aulas presenciais, o limite será de 70 estudantes por turma. O decreto assinado veta cursos 100% à distância. É a chave que vira e se houver por obvio vontade política, para a revolução na área da educação. Mas ainda é o mais relevante, a base. A falta de investimentos nos primeiros anos do ensino da criança e mudança ensino das exatas é que poderá fazer o Brasil destravar seu futuro. Vamos lá!

1.4-E o futebol que tal?

Convenhamos, o Brasil realmente não é para amadores. Bobeou a gente pimba! Para presidir a CBF, Xaud que nada tem a ver com Elon Musk do “X”, Xuxa nem com o ex-triliardário Eike Batista, chegado no “X”. Xaud é de Roraima, que todos sabem é um estado de tradição no futebol, suplantando em muito o eixo Rio-São Paulo. O presidente da Federação Roraimense de Futebol, Samir de Araújo Xaud, é o único candidato para o lugar do desconhecido baiano Ednaldo Rodrigues. Ele é filho de Zeca Xaud que foi dono da FRF por 50 anos, médico, empresário fitness, formado em Gestão de Futebol, aluno da CBF Academy ligada a Gilmar Mendes, foi diretor do Hospital Geral, presidiu sindicato dos médicos, é chegado na política, etc., etc., etc.. Ah, esqueci, Roraima tem um time de futebol profissional, o Baré. É isso aí. Baré e o doutor Samir Xaud são profissionais e nós, os amadores. A eleição (o que???) está marcada para 25 de maio de 2025, ano da graça (kkkkk).

1.5-E a mini-duplicação da BR-364 engasgou?

Tem jeito não… Segue firme a barafunda em torno do engodo que é a duplicação da BR-364, dos custos para os usuários de Rondônia e Acre, para o agronegócio, dos valores que entrarão no bolso do consórcio e da falta de perspectiva futura para os dois estados. Assim escrevi na coluna anterior e retorno na mesma toada para informar e lamentar que mais uma vida se foi na Estrada da Morte e que se nada for feito continuará com esse triste epíteto. Próximo ao distrito de Guaporé, km106 da BR-364 um acidente ocorreu na tarde de hoje, diz o site Rondoniagora, e além dos prejuízos materiais de três caminhões envolvidos, outra vida ceifada. Enquanto isso engravatados e cabeças gordas insistem em nos vender a mágica da duplicação (sem duplicação) pedagiada e nós olhando a pantomima calados.

1.6-Último pingo

Que coisa… Galípolo, o homem do PT que reduziria juros do bolsonarista Campos Neto disse: “A gente realmente precisa permanecer com a taxa de juros num patamar bastante restritivo por um período bastante prolongado”. Que coisa…

Por Leo Ladeia [email protected][email protected]

spot_img



+ Notícias



+ NOTÍCIAS