RO, Quarta-feira, 01 de maio de 2024, às 22:33



RO, Quarta-feira, 01 de maio de 2024, às 22:33


PF flagra madeireiros em ‘operação corujão’ durante 24 horas de incursão na Terra Indígena Roosevelt, onde eles driblavam a fiscalização

VILHENA – Caminhões lotados de toras e desmatameto. Este é o cenário de mais uma derrubada e transporte ilegal de madeira em Rondônia, em plena madrugada. Com 21 agentes, a Polícia Federal realizou a Operação Endless Night que visa combater o desmatamento e exploração ilegal de madeiras nobres no interior da Terra Indígena Roosevelt, no município de Espigão do Oeste, próximo à divisa de Rondônia com Mato Grosso. 

Agentes do Ibama também participaram da ação que durou mais de 24 horas entre os dias 29 e 30, quarta e quinta-feira da semana passada.

- Advertisement -



A ação foi programada devido a diversas denúncias de extração e transporte de madeira da terra indígena, sobretudo no período noturno, reportadas à Polícia Federal.

Durante a incursão foram encontrados diversos caminhões e carretas carregados com toras; além de tratores e motocicletas, todos usados na prática de crimes ambientais no interior da Terra Indígena.

Muitos pontos de desmate com árvores derrubadas foram localizados, e oito pessoas flagradas na prática dos crimes.

Medidas administrativas foram adotadas pelo Ibama e todos os itens usados na prática dos crimes foram inutilizados, no escopo de cessar de forma imediata a continuidade das atividades criminosas que degradam aTerra Indígena.

As informações coletadas contribuirão para as investigações em andamento na delegacia de Polícia Federal em Vilhena. A ação evidenciou que os criminosos, de forma sorrateira, transportaram a madeira ilegal durante a madrugada.

A Terra Roosevelt pertence por lei aos índios Cintas-Largas e sofre constantes ataques de criminosos que buscam subtrair as riquezas naturais, notadamente madeiras legalmente protegidas e recursos minerais encontrados no local. Diamantes são os mais procurados e o contrabando é antigo.

Com informações da Divisão de Comunicação Social da Superintendência Regional da Polícia Federal em Rondônia

 






Outros destaques


+ NOTÍCIAS