Pesquisa da Unir cria cartilha para candidatos com TDAH no Enem

Material desenvolvido no Profei/Unir reúne orientações sobre direitos, recursos de acessibilidade e estratégias de estudo

ROLIM DE MOURA – A professora da rede pública Kamila Carvalho de Aguiar Guimarães, egressa do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede da Universidade Federal de Rondônia (Profei/Unir), desenvolveu uma cartilha voltada à orientação de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) que pretendem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A pesquisadora, que é mãe de um adolescente com TDAH e dislexia, conta que se sentiu motivada a pesquisar sobre acessibilidade no Enem e inclusão escolar após vivenciar dificuldades com seu filho e com um aluno com TDAH que considerava desistir dos estudos no 3º ano do Ensino Médio. Ela notou a falta de olhar diferenciado de professores e a invisibilização do aluno, impulsionando-a a entender os direitos de acessibilidade e desenvolver práticas em sala de aula.

Como o TDAH é considerado um transtorno e não uma deficiência, e somado ao fato de não ser um transtorno visível, acaba dificultando o acesso a políticas públicas de inclusão. Então o processo de interesse e pesquisa começou dentro do meu lar e se estendeu para a sala de aula”, explica Kamila.

  • Cartilha – Exite acessibilidade no Enem? – Cartilha Orientativa para candidatos com TDAH

A pesquisa – O material é resultado da dissertação “Tecnologia Assistiva no Enem: o apoio a estudantes com TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade”, defendida em fevereiro de 2026, sob orientação da professora Zuila Guimarães Cova dos Santos. O estudo investiga as condições de acessibilidade e equidade oferecidas pelo exame a candidatos com TDAH, com ênfase no uso da tecnologia assistiva como estratégia de inclusão educacional, e também questiona a ausência de provas adaptadas.

A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública de ensino médio no município de Rolim de Moura e contou com a participação de seis estudantes diagnosticados com TDAH, matriculados no ensino médio e candidatos ao Enem. O trabalho analisa como características relacionadas à atenção, leitura, interpretação textual, organização e gestão do tempo podem impactar o desempenho desses estudantes em avaliações padronizadas de larga escala.

A cartilha – Como produto educacional do mestrado, Kamila elaborou uma cartilha informativa destinada a estudantes com TDAH, reunindo orientações sobre direitos dos candidatos, recursos de acessibilidade disponíveis no exame e dicas práticas que podem auxiliar nos estudos e na realização da prova.

O material é totalmente digital e interativo. Aborda temas como tempo adicional de prova, atendimento especializado, uso de tecnologias assistivas, métodos de estudo e orientações para estudantes e familiares, buscando ampliar o conhecimento sobre inclusão e equidade no acesso ao ensino superior.

  • A cartilha está disponível em um jornal eletrônico local (acesse aqui) e também foi distribuída em grupos de professores e de pais atípicos nas redes sociais. “Estou enviando essa cartilha para todas as pessoas e grupos que conheço com o objetivo de alcançar o maior público possível, pois ela é feita para todos os perfis: alunos, candidatos, pais, AEE e sociedade em geral”, disse a pesquisadora e professora Kamila.


+ DESTAQUES




+ Notícias




+ NOTÍCIAS

+ NOTÍCIAS

Fale conosco pelo WhatsApp!
Pular para a barra de ferramentas