RO, Terça-feira, 30 de abril de 2024, às 12:54



RO, Terça-feira, 30 de abril de 2024, às 12:54


Perdendo a memória – Rondônia para no dia 3, mas não terá comemoração dia 4, no aniversário de 41 anos do Estado

PORTO VELHO (1-1-2022) – Aos poucos, governo após governo, Rondônia vai perdendo parte importante das celebrações de seu aniversário de nascimento. São duas datas importantes – a de criação, 22 de dezembro, e a de instalação, 4 de janeiro – que menos de 50 anos depois começa a cair na irrelevância, sem nenhuma celebração ou comemoração. Isso começou desde que um dos ocupantes do posto número Um do estado resolveu antecipar ou adiar o feriado de 4 de janeiro, de acordo com a conveniência de alguns segmentos da economia. O 22 de dezembro, então, nunca foi sequer considerado um dia importante para a 23ª estrela no azul da União.

Para citar um exemplo local de celebração da data de criação e instalação, mais de 100 anos depois, Porto Velho celebra até hoje o dia 2 de outubro – data da assinatura da Lei de criação – e 24 de janeiro – data da instalação do município.

A continuar nesse ritmo, o estado de Rondônia poderá chegar ao seu primeiro meio século de vida como um jovem que sofre do mal de Alzheimer, sem nenhuma memória de sua história recente.

- Advertisement -



O governador Marcos Rocha manteve a tradição de seus antecessores e não decretou feriado no dia da instalação do Estado. Como acontece com o dia 22 de dezembro, quando o Estado foi criado, o dia da instalação, 4 de janeiro será, apesar da importância histórica da data, um “dia qualquer, como outro qualquer do calendário oficial”.

Quer dizer: haverá expediente normal no dia 4, com bancos e órgãos públicos funcionando normalmente, de acordo com o recente decreto assinado por Marcos Rocha, divulgado na semana passada, tratando de feriados em 2022.

Com relação ao dia 22 de dezembro, a justificativa dada sempre pelos vários governos do Estado, desde Jorge Teixeira (1981/1985), vem sendo de que a data da criação acontece dois dias antes do Natal e decretar o feriado iria impactar no comércio, que tem nas festas de final de ano seus melhores faturamentos, o que implicaria em redução de valores de tributos a receber pelas vendas do período. Até que a explicação é razoável.

O Estado de Rondônia talvez seja dentre os brasileiros em que, por decisão de sucessivos governos, não marca comemorações por sua instalação, como se a data estivesse em vias de passar para o esquecimento oficial, como outras de grandes importâncias para a Terra de Rondon que, aliás, está cada vez mais esquecido por aqui.

O decreto relativo aos feriados nacionais, estaduais e municipais, podem ser conferidos no endereço file:///C:/Users/Windows%2010/Downloads/FERIADOS%202022%20(2).pdf.

www.exprersssaorondia.com.br






Outros destaques


+ NOTÍCIAS