RO, Sábado, 18 de maio de 2024, às 21:44



RO, Sábado, 18 de maio de 2024, às 21:44


Partido Socialista manda em Portugal

Aconteceu o que nenhuma sondagem antecipou: o Partido Socialista venceu ontem as eleições legislativas com maioria absoluta, informa o Diário de Notícias.

Pela segunda vez na história do partido – a primeira foi em 2005, com José Sócrates – os socialistas lograram eleger mais de 115 deputados (no mínimo 117, provavelmente 119, contando com os dois tradicionais eleitos socialistas nos círculos emigrantes). António Costa sagrou-se como o grande vencedor da noite e agora pode formar Governo e fazer aprovar o seu Orçamento do Estado para 2022 sem ter de o negociar com ninguém, nem à esquerda nem à direita.

O resultado do PS obteve-se sobretudo por esmagamento do Bloco de Esquerda e da CDU. O voto útil à esquerda funcionou em pleno a favor de Costa. Foi “absolutamente esmagador”, reconheceria Rui Rio, quando pelas 23.20 admitia a derrota e parabenizava o líder do PS. Nessa mesma declaração, Rio admitiria: “O PSD não obteve nem de longe nem de perto o resultado que pretendia e anunciaria. Tendo o PS maioria absoluta, não estava a ver como poderia continuar a ser útil ao PSD. “Eu não estou a ver como posso ser útil ao PSD, sinceramente não estou a ver.” Tudo indica que brevemente se iniciará no PSD o processo de sucessão. [Pela transcrição: Montezuma Cruz].

- Advertisement -








Outros destaques


+ NOTÍCIAS