RO, Terça-feira, 23 de abril de 2024, às 19:00



RO, Terça-feira, 23 de abril de 2024, às 19:00


Para se livrar da maldição do abandono, Distrito Industrial de Porto Velho agora é Polo Empresarial

PORTO VELHO – Criado há mais de três décadas e jamais estruturado como deveria ser, para permitir a instalação de indústrias para atender aos mercados internos e externos, o Distrito Industrial de Porto Velho começa a mudar de nome. Alguns empresários que teimam em continuar acreditando naquela promessa de 30 anos atrás resolveram criar a Associação do Polo Empresarial de Porto Velho – APEP, e o nome ‘Distrito Industrial’ começa a desaparecer.

O que não muda mesmo naquela área a cerca de 18 quilômetros da capital é a inércia e a incúria das autoridades que, entra governo sai governo, nada fazem para consolidar aquela velha e embotada promessa.

Indústria madeireira Malinski: exportação para todo o Brasil e exterior, auto sustentabilidade e muita inovação no distrito abandonado pelo Governo

Agora, quando sai em busca de apoio de órgãos oficiais, os empresários se apresentam como sendo da Associação do Polo Empresarial de Porto Velho – Apep. Quem sabe assim, exorcizam a maldição do Distrito Industrial que nunca se concretizas.

- Advertisement -



Na última quinta-feira, o coordenador regional da Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa em Rondônia, Jorge Otavio Gomes, acompanhado do seu chefe de operações, Anderson Ferreira, visitaram algumas empresas do Distrito Industrial de Porto Velho e conversou com alguns empresários. Os representantes da Suframa foram recepcionados pelo diretor da indústria madeireira Malinski, Ricardo Stangverlin e, após assistirem o vídeo institucional, fizeram um tour pela fábrica.

Os representantes da Suframa foram acompanhados pelo presidente da nova associação, Estênio Júnior.

Estênio Júnior (de pé à direita), com os representantes da Suframa durante visita a uma das empresas do Polo

A visita dos representantes da Suframa em Rondônia ao distrito Industrial é resultado de uma audiência ocorrida no dia anterior, quando os empresários saíram satisfeitos da audiência com o coordenador regional da Suframa Jorge Otavio Gomes. Esta quarta-feira marca o início de um entendimento com o órgão federal e com a disposição dele em contribuir com a estruturação do Polo Empresarial, em geral, e com as empresas que lá estão, em particular”, explicou o presidente da Apep, Estênio Júnior.

No encontro estiveram também o chefe de operações da Suframa/RO Anderson Ferreira, e, além do presidente Estênio Júnior da Apep, também os diretores Emerson Fidel, Gabriel Soares, Rafael Pires, Fabio Barbosa e Ricardo Stangverlin.

Aqui um retrato da mínima estrutura oferecida pelo Poder Público: asfalto e energia. E só…

Estênio Junior narrou os desafios enfrentados pelo Polo, as dificuldades institucionais e estruturais que ainda persistem, destacando a importância do encontro de anteontem, e que os empresários instalados no distrito industrial portovelhense esperam que a parceria com a Suframa se solidifique.

CONVITE

O coordenador Jorge Otavio Gomes lembrou ainda que a Suframa realizará dia 21 de outubro, a próxima reunião do Conselho de Administração do órgão, em Porto Velho, com a presença dos governadores da região Norte e ministros de Estado.

As empresas interessadas em apresentar projetos devem fazê-lo até dia 11 de outubro.

www.expressaorondonia.com.br






Outros destaques


+ NOTÍCIAS