RO, Domingo, 28 de abril de 2024, às 2:48



RO, Domingo, 28 de abril de 2024, às 2:48


Para Faculdade Católica, selo de qualidade OAB Recomenda demonstra fortalecimento do ensino jurídico na região Norte

PORTO VELHO – Após o anúncio, há 14 dias, de que a Faculdade Católica de Rondônia (FCR) é uma das duas instituições privadas de ensino superior do Norte, a ter o Selo de qualidade da Ordem dos Advogados do Brasil, ‘OAB Recomenda’, docentes do curso de Direito, egressos e acadêmicos, além de personalidades da advocacia se pronunciaram sobre a honraria.

De acordo com o professor mestre Sávio Lessa, o selo reflete o alto grau de comprometimento que a FCR tem com o ensino jurídico de qualidade. “Para nós, nunca bastou formar bacharéis em Direito. A finalidade sempre foi formar profissionais da área jurídica altamente qualificados, de forma a promover a evolução do sistema jurídico e a proteção da sociedade”, diz.

- Advertisement -



 

 

Lessa reitera que, o ensino e o alto nível dos acadêmicos alunos já eram de conhecimento público, pois são frequentes os excelentes resultados nos Exames de Ordem Unificados, mesmo antes da conclusão do curso de Direito. “No entanto, este selo da OAB certifica, oficial e indiscutivelmente, a qualidade do Curso de Direito da FCR. É surpreendente como uma faculdade com poucos anos de existência e com sérias limitações físicas conseguiu. O nosso sentimento é de realização”, acrescenta o professor.

Ele ressalta ainda que, em breve, e com o novo campus que está em construção na região do Espaço Alternativo de Porto Velho, com as amplas e modernas estruturas, as expectativas são as melhores, pois o plano é continuar promovendo as necessárias transformações sociais.

Empenho árduo e comprometimento

A conquista tem sido um sonho, houve um trabalho árduo e coletivo, de uma equipe dedicada e eficiente, agora transformou-se em realidade. “Esse Prêmio revela que os esforços de todos os atores da FCR – professores, alunos e colaboradores – estão voltados ao firme compromisso com a função e responsabilidade social”, colabora o professor mestre Thiago Viana.

Enquanto isso, o professor mestre Breno Azevedo reafirma o grau de excelência, amor e seriedade de todos os envolvidos no processo que fizeram ou fazem parte da comunidade. “Lembro, em especial do inesquecível professor Stênio Castiel, que tanto amava seus alunos e esta instituição. É um orgulho imenso fazer parte desta história”.

OAB-RO fala dos impactos

Segundo Márcio Nogueira, presidente da OAB/RO, as premiações às instituições é um passo importante à qualificação dos profissionais da área do direito, principalmente ao levar em conta que a formação acadêmica impacta em como esse profissional vai chegar ao mercado de trabalho. “A OAB tem uma atuação constante na defesa do ensino jurídico com qualidade. Mas, ao vermos que apenas três instituições foram premiadas, sabemos que ainda temos muito a melhor”, relata.

Pratas da casa

Na opinião do egresso da FCR, o advogado Sidney Sobrinho Papa, a instituição é um celeiro de profissionais comprometidos não apenas com o ensino em sentido estrito, mas principalmente sobre os valores humanos e sociais. “Este entendimento é fundamental para nós operadores pensantes do direito. Assim, a instituição vem colhendo os frutos merecidos por todo empenho e idealizações, para chegar ao nível que está hoje. Sou filho da Católica, com muito orgulho, formado em 2018”, expôs o advogado ao enaltecer que através do ensino e conhecimento obtido, a sua vida foi transformada.

Enquanto isso, na avaliação do acadêmico do curso de Direito, Katuo Okabayashi, o Selo de Qualidade da OAB representa um diferencial para acadêmicos e professores. “O fato de a FCR ter sido a única instituição privada a receber esse reconhecimento coloca em evidência a conjugação de esforços da direção, professores e acadêmicos com a qualidade do ensino oferecido pela Católica. Essa importante conquista renova o sentimento de que fiz a escolha certa ao cursar direito aqui,” afirma.

Sobre o selo

O Selo ‘OAB Recomenda’ é ofertado a cada três anos. Nesta edição, 1.712 cursos foram avaliados e baseados nos conceitos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2018 e dos resultados de participação e aprovação em cinco Exames da Ordem (2019-2021). Foram contemplados 192 cursos no país, sendo apenas duas instituições privadas do Norte brasileiro, a Faculdade Católica de Rondônia e outra no Pará. (confira a lista completa).

As avaliações são feitas conforme critérios estabelecidos pela Comissão Especial para Elaboração do Selo “OAB Recomenda”, do Conselho Federal da OAB.

Fonte: Assessoria






Outros destaques


+ NOTÍCIAS