RO, Quinta-feira, 29 de maio de 2025, às 0:55






O outro eu – Qual sonho você transformará em realidade?

Francisco Rodrigues*

PORTO VELHO – Começamos aqui a série com cheiro de enxofre: As confissões do diabo, compilada em quatro ensaios, baseados  no livro “Mais Esperto que o Diabo”, de Napoleon Hill.

Muito embora este cronista se enverede, quase sempre, em forjar reflexões que gravitam em torno do empreendedorismo e ciências subjacentes, aspirando que os escritos fomentem o exercício da razão, esta série não se limitará especificamente a esse segmento e, muito menos, a uma perspectiva objetiva e singular. A proposta é dissertar para a subjetividade humana, com o desejo de atingir em cheio o seu Mindset.

Antes de adentrar diretamente ao diálogo de Napoleon Hill com o próprio diabo, vamos nos situar no preâmbulo do livro, onde Hill destina cerca de 26 páginas, as primeiras, para narrar sua trajetória de vida e o que o levou a escrever este livro. Dentro deste prelúdio há uma entrevista do autor com Andrew Carnegie. É justamente deste diálogo, e o aceite do desafio lançado por Carnegie ao jovem escritor, que surge esta obra. Vinte e cinco anos destinados a entrevistar homens e mulheres de sucesso e fracasso, a fim de descobrir qual seria o segredo do sucesso.

Durante a conversa, Andrews foi enfático em dizer que o mundo precisava de uma filosofia prática e clara, que seria construída por meio de entrevista e grandes pesquisas aos supostos “fracassados” e, claro, também os poucos extraordinariamente bem-sucedidos. Lançou ainda, o bilionário, uma profecia: Que as causas para o sucesso tem estreita ligação com o próprio homem, como um ser oculto aos olhos leigos e míopes, e que mora dentro de você. Todavia, este só entra em cena em último caso, quando todas as suas forças se esvai, quando há derrotas, quando as suas alternativas são todas frustradas, neste momento, você será forçado, automaticamente, a traçar novas estratégias, se desvencilhar da visão pobre, e, diante dessas conjunturas essa força, que Andrews batizou de “o outro eu”, entrará em cena.

Logo, temos, pelo menos, dois ensinamentos assombrosos, já no início do livro: O primeiro é, como iremos alcançar o sucesso se temos tanto medo? Se temos medo “o outro eu” nunca brotará. O segundo é ainda mais espantoso, o fracasso aqui, é tratado como algo positivo, de certo, ao contrário da acepção que temos.

O fracasso é aludido não como uma derrota final e irrevogável, na verdade, o fracasso é um estado temporário, e muito diferente do que entendemos. É apenas um indicativo que é necessário que ocorra um redirecionamento, é preciso mudar as estratégias e girar o jogo. O fracasso então é o impulso para “fora da caixa” e obter grandes conquistas. Você certamente já viveu uma experiência onde, quando tudo deu errado, nesse momento, exatamente quando o fracasso temporário ocorreu, você evoluiu enquanto “ser” e seu “outro eu” desenvolveu saídas extraordinárias, as quais seriam impensáveis se não tivesse ocorrido o suposto fracasso. Não é verdade?

O fracasso, portanto, como o próprio autor intitula, é “uma benção disfarçada”, que lhe forçará a despertar o seu “outro eu”, este ser extraordinário que lhe encetará em direção ao “sucesso”. “Cada fracasso traz junto de si a semente de um sucesso equivalente”. Entenda, o sucesso não depende do fracasso, entretanto, o fracasso pode te levar ao sucesso.

E se é o medo quem lhe impede de colocar o seu “outro eu” no controle de suas vidas e feitos? O escritor nos dá uma certa receita de como sublimar e, até mesmo, erradicar este medo: A fé.

A fé, como ele mesmo propõe, é o começo de toda grande realização, pois, é na fé que você ousará e deixará “o outro eu” eclodir. Então, liberte-se, seja você, empreenda em qualquer campo, tenha fé e persevere.

Deixo a você uma última passagem e espero que você nunca se esqueça deste trecho: “a fé é a única força verdadeira pela qual um desejo pode ser transformado em uma crença, e, por sua vez, a crença transmuta-se em realidade”.

Qual desejo você transformará em realidade?

Nos acompanhe nos próximos três ensaios e amplifique ainda mais seu Mindset.

*É administrador e especialista em Metodologia do Ensino Superior

Contatos

(69) 993253244 Whatsapp

https://www.instagram.com/f.rodriguesrodrigues/?hl=pt




spot_img

+ Notícias


+ NOTÍCIAS