RO, Quinta-feira, 08 de maio de 2025, às 19:46






O ‘habemus papam’ pode sair ainda hoje

Cardeais farão votações na parte da tarde, após não chegarem a consenso na manhã

O Cardeal Giovanni Re, o decano do Colégio Cardinalício (cardeal-bispo mais antigo), disse esperar que o novo papa da Igreja Católica seja eleito nesta quinta-feira (8) no conclave.
Cardeal Giovanni Re faz homilia na missa pré-conclave • Reuters/Vatican Media

Aos 91 anos, ele já não pode mais votar no conclave — o limite de idade é 80 anos –, mas sua influência ainda é sentida nele.

Ele presidiu o funeral do papa Francisco e a missa antes da eleição, onde proferiu a homilia central e fez o que pareceu ser um apelo franciscano para valorizar a “diversidade”.

“A unidade da Igreja é querida por Cristo; uma unidade que não significa uniformidade, mas uma comunhão firme e profunda na diversidade, desde que seja mantida a plena fidelidade ao Evangelho”, pontuou Re durante a cerimônia.

Em declarações nesta quinta durante uma visita a Pompeia, o cardeal destacou esperar que, ao retornar a Roma nesta noite, encontre fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sistina, informou a Sky TG24, rede afiliada da CNN.

Nas votações na parte da manhã, não houve consenso entre os cardeais. Assim, fumaça preta saiu da chaminé da Capela Sistina.

Ele disse que o novo papa “deve, antes de tudo, tentar fortalecer a fé em Deus neste nosso mundo caracterizado pelo progresso tecnológico”.

“Do ponto de vista espiritual, notamos um certo ‘esquecimento de Deus’. Portanto, há a necessidade de um despertar”, concluiu.

Fonte: CNN Brasil
spot_img



+ Notícias



+ NOTÍCIAS