Rondônia, segunda-feira, 25 de outubro de 2021, às 01:25 [email protected] - Telefone 69 9 99475050

segunda-feira 25 outubro 2021

O DIA NA HISTÓRIA – Proclamação da Independência brasileira

1822 - Dom Pedro I declara o Brasil independente de Portugal

PORTO VELHO – BOM DIA 7 DE SETEMBRO! RONDÔNIA: 1922 – Os municípios de Porto Velho (AM) e Santo Antônio (MT) festejam a Independência. Porto Velho inaugura um obelisco em frente onde seria o Palácio Presidente Vargas. Em Santo Antônio é colocada uma placa homenageando a data. 1922 – A adolescente Labib Aiéch (depois senhora Labib Bártholo) lê um poema na inauguração do obelisco e torna-se a 1ª mulher a participar com destaque de um ato solene local. Em 1922 – A senhora Antonina Bórgea de Sá aciona pela 1ª vez o sino na obra de construção da catedral do Sagrado Coração de Jesus (PVh).

                                          COMEMORA-SE

Proclamação da Independência brasileira.

Católicos lembram Santa Regina e São Clodoaldo.

                                            FOTO DO DIA

Em 1922 Santo Antônio do Madeira (município pertencente a Mato Grosso) já estava em fase de autodestruição, que acontecia por dois motivos: 1) desde 1907 quando o principal canteiro de obras da ferrovia Madeira-Mamoré saiu dali e instalado onde seria Porto Velho; 2) a desvalorização do preço da borracha devido à produção do Oriente. Em 1922 ainda funcionavam ali a prefeitura, a Câmara Municipal, a comarca com juiz e promotor. E para comemorar o Dia da Independência foi colocada numa rocha natural uma placa em “Homenagem aos Mártires da Independência”, com os nomes do Intendente (prefeito) J.A. Lima Avelino, 1º e 2º vices Delfim Figueiredo e Antônio Cavalcante e dos 7 Superintendentes (vereadores) Salustiano Correia, João Brasil, João Souto, Boaventura Amorim, Manoel dos Santos, José Conceição e Raul Meira. A placa está no mesmo lugar, próximo à centenária capela de Santo Antônio de Pádua.

                                                  FATOS

BRASIL

1961 – Com a renúncia de Jânio Quadros, o vice João Goulart toma posse. 1822 — Dom Pedro I declara o Brasil independente de Portugal. 1906 — Santos Dumont faz seu 1º voo com o 14-bis em Bagatelle, França. 1920 — Criação da “Universidade do Rio de Janeiro”, depois Universidade Federal do Rio de Janeiro, a 1ª universidade federal do país, pelo presidente Epitácio Pessoa. 1922 – Primeira transmissão radiofônica no Brasil, com o discurso do presidente Epitácio Pessoa.

MUNDO

1191 — Terceira Cruzada: Ricardo I da Inglaterra derrota Saladino em Arçufe. 1921 – A Legião de Maria, maior organização de leigos da Igreja Católica, é fundada em Dublin (IRL). 1923 — Criada Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL). 1927 — O 1º sistema de televisão eletrônico é realizado por Philo Farnsworth. 1940 – II Guerra Mundial: a alemã Luftwaffe começa a Blitz, bombardeando cidades inglesas durante mais de 50 noites.

Lúcio Albuquerque – [email protected]

Outras notícias