RO, Quarta-feira, 14 de maio de 2025, às 9:04






O DIA NA HISTÓRIA — O garganta de ouro e a Acler

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO — BOM DIA 14.5.25 — RONDÔNIA: 1950 – Os rádio técnicos Hilarino Moreira Cunha e Artur Marques fundam uma empresa com o nome de fantasia “Rádio Caiary”. 1950 – Inaugurada uma escola infantil no Núcleo Agrícola do Candeias. 1983 – Ao falar sobre a Lei Áurea o deputado Jerzy Badocha, polonês de nascimento, lembrou sua surpresa: só em 1961, no Brasil, ele viu um homem negro.

1983 – Na mesma sessão da Assembleia Legislativa, o líder do PMDB Tomás Correia disse: “Se a lei diz que “todos são iguais perante ela” se tenha de ter lei específica par tratar disso”.
1985 – Criada a Faculdades Integradas de Cacoal (mais tarde União das Escolas Superiores de Cacoal – Unesc), a primeira faculdade particular de Rondônia.
1986 – O ex-governador Jorge Teixeira se desliga do PDS mas não diz em que sigla vai se filiar. Já o candidato a governador (MDB) Jerônimo Santana diz que que compete ao partido a indicação do vice.

BRASIL

1952 – A “Esquadrilha da Fumaça” faz sala primeira exibição. 1976 – Inauguração do SBT, antes TV Rio. 2005 – Escândalo do mensalão: Publicadas denúncias de compra de deputados pelo PT.
Católicos lembram Santa Corona. São Miguel Garicots. São Matias (sucedeu a Judas Escariotes)

MUNDO

1897 – O físico Guglielmo Marconi fez sua 1ª transmissão de rádio. 1939 – Aos 5 anos a menina peruana Lina Medina é a mais jovem mãe da história da Medicina. 1948 – Independência e criação do Estado de Israel..

FOTO DO DIA

O GARGANTA DE OURO E A ACLER

Humberto Amorim (no círculo), era dono Da “Voz da Cidade”. (F.Machado)

No fim de 1949/1950 funciona em Porto Velho a Rádio Difusora do Guaporé, com pouca duração. Em 1961 entra no ar a Rádio Caiari (PVh), única até 1978 quando chegam a “Rondônia” (FM) e a “Eldorado”.

Até 1979 era só a Rádio Caiari com a equipe de esportes G-35, liderada pelo Miguel Silva, contando com o João Dalmo, Pinguilite, Agdo Melo, Elvestre Johnson o ”faz tudo” Eneas Alicate.

Naqueles 17 anos, para fazer o Walmir Miranda, diretor de jornalismo, zangar, diziam que o Serviço de alto-falantes “A Voz da Cidade” tinha mais audiência.

A “Voz”, na Sete com a João Goulart, funcionava das 18 às 22 horas, horário de muita entrada e saída de ônibus na “rodoviária do Walmir”, quando a Caiari tinha uma audiência enorme com o programa “Avisos para o Interior”.

A Eldorado, da mesma faixa da Caiari, trouxe, para a equipe esportiva o radialista Bosco Gouveia e era bom ouvir a disputa do líder de audiência Zé Ribamar contra o novato, duelo que só ganhava o ouvinte.

Lúcio Albuquerque — 69 99910 8325

spot_img



+ Notícias



+ NOTÍCIAS