RO, Quarta-feira, 21 de maio de 2025, às 13:28






O DIA NA HISTÓRIA – Dia Nacional do Profissional de Letras

2006 – Morre em São Paulo o jornalista e escritor Manoel Rodrigues Ferreira, aos 94 anos, autor de “A Ferrovia do Diabo”

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO – BOM DIA, 21 DE MAIO DE 2025! RONDÔNIA: 1942 – Abertas, na comissão das Minas de Urucumacuã, em Porto Velho, inscrições para trabalhadores em garimpagem. 1981 – Inaugurada, em Vilhena, a Rádio Vilhena. 1982 – O secretário de Interior e Justiça advogado Arquilau de Paula tem de organizar e estruturar a própria secretaria. 1985 – Pela primeira vez um presidente da Câmara Municipal, no caso o vereador João Coelho, assume interinamente a prefeitura da capital.

2006 – Morre em São Paulo o jornalista e escritor Manoel Rodrigues Ferreira, aos 94 anos, autor de “A Ferrovia do Diabo”.

ERRATA – A legenda certa da foto de ontem é: “Teixeira (d), na promulgação da Constituinte com os ministros Andreazza (c ) e Abi-Ackel (e)

                                     HOJE É

Dia da Língua Nacional. Dia Nacional do Profissional de Letras*. Dia do Afilhado. Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento (data ONU).

*O Dia do Profissional de Letras no Brasil é comemorado no dia 21 de maio, em homenagem à fundação do primeiro curso de Letras do país em 1933. Essa data celebra os profissionais que trabalham com a língua, a literatura e a comunicação, como professores, escritores, tradutores e revisores*

Católicos lembram São Cristóvão Magalhães. São Constantino. Santo Eugênio de Mazenod . Beatos Franz Jägerstätter. Manoel Rodriguez e Manoel Daronch (1º brasileiro levado a essa condição). Anglicanos lembram John Eliot.

                                  FOTO DO DIA

                                          Alvorada D’oeste

Em 1976 colonos se instalaram na linha 52, numa região de selva então área do distrito de Vila Rondônia, e praticamente sem apoio de ninguém decidiram, em 1979, que era hora de dar alguma estrutura para a comunidade.

Foram ao administrador Toninho Geraldo, do núcleo urbano mais próximo, o de Presidente Médici, subdistrito do município de Ji-Paraná, criado 2 anos antes.

 

Mofadores, liderados por João Távora Filho, convenceram o administrador Toninho Geraldo a ir ao local, onde autorizou a construção de uma escola e outros equipamentos urbanos.

Em 1986 o deputado estadual Jerzy Badocha apresentou projeto de criação do município, instalado no último dia daquele ano pelo governador Ângelo Angelin, que nomeou prefeito o morador João Surui.

A rodovia BR-429, que liga a BR-364 ao vale do Guaporé inicia no município de Presidente Médici, atravessando os municípios de Alvorada do Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco do Guaporé até chegar ao Rio Guaporé, no município de Costa Marques.

Lúcio Albuquerque – 69 99910 8325

spot_img



+ Notícias



+ NOTÍCIAS