RO, Domingo, 18 de maio de 2025, às 14:44






O DIA NA HISTÓRIA – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

1894 - Nasce o marechal Henrique Lott, que duas vezes salvou a democracia brasileira

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO – BOM DIA, 18 DE MAIO DE 2025! RONDÔNIA: 1947 – Noventa bois, transportados da Bolívia num batelão no Rio Guaporé, se afogaram perto de Guajará-Mirim quando o barco bateu numa pedra e os animais caíram numa cachoeira. 1950 – Cerca de 10 mil cruzeiros foram doados por moradores de Porto Velho para a campanha de instalação da Faculdade de Medicina em Manaus. 1976 – O delegado Edgar Brasil, responsável pelo inquérito que apura o desaparecimento do jornalista José Wilton Guedes, foi transferido, sem maiores explicações, da SSP para a Sead.

1982 – Josino Brito, candidato a prefeito de Cacoal, denunciou que no município 10 mil moradores não votarão porque falta o documento. E que padres estão pedindo votos para o PT e o PMDB.

1983 – Com participação de deputados do PMDB e do PDS, está sendo elaborado o projeto da Constituinte, mas a liderança peemedebista vai apresentar um projeto paralelo. Já no PDS a preocupação é a eleição do novo diretório estadual.

2003 – Fundada em Ji-Paraná a Academia Ji-paranaense de Letras – AJIL, presidida pelo jornalista João Vilhena.

                                     HOJE É

Dia Internacional dos Museus. Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Católicos celebram Santo Ivo, São Crispim de Viterbo, São Partênio, São Colágero, Santo Urbano I, São Pedro Celestino

*Instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país

                                  FOTO DO DIA

                                  Teixeira derrotado no PDS

Era como se fosse uma “morte anunciada”. Desde 1981, quando o governador Jorge Teixeira designou o médico ji-paranaense Claudionor Couto Roriz para presidir o diretório regional do PDS, foi uma questão de tempo.

“Caciques” oriundos da Arena, incluindo o presidente regional Odacir Soares e o médico Leônidas Rachid não gostaram, e seus liderados também, que Claudionor, o ex-principal líder do PMDB na BR-364, tenha ganho o posto.

Ainda assim, na eleição de 1982, como precisavam de meios e do apoio de Teixeira, o “chá amargo” foi engolido, para que pudessem ser eleitos.

Desde fevereiro deste ano de 1983 quando se anunciou a eleição do diretório no próximo semestre, o grupo começou a se articular, com claros sinais que não topariam a reeleição de Roriz.

Segundo Desival Reis, amigo pessoal do governador e que acabou eleito presidente na chapa opositora a Roriz, ninguém queria afrontar o governador, mas evitar a continuidade de Claudionor, o que Teixeira não teria aceitado.

Foto: Rachid, médico da construção da BR-364, e deputado federal 1983/87

                                    FATOS

BRASIL

1894 – Nasce o marechal Henrique Lott, que duas vezes salvou a democracia brasileira. 2002 – O papa João Paulo II canoniza a italiana Madre Paulina de vida religiosa toda em Santa Catarina.

MUNDO

1989 – Um milhão de chineses protestam em Pequim por mais democracia. 1990 – A Alemanha Ocidental e a Oriental unificam suas moedas, seis meses depois da queda do muro de Berlim.

Lúcio Albuquerque – 69 99910 8325

spot_img



+ Notícias



+ NOTÍCIAS