RO, Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025, às 14:48




O DIA NA HISTÓRIA — Dia Nacional das APAEs

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO — 11.12.24 – BOM DIA! RONDÔNIA: 1919 – Criada em Porto Velho a Sociedade Espírita São Vicente de Paulo, destinada ao apoio a idosos. 1938 – O juiz José da Silva Castanheiro reorganiza o Conselho de Assistência e Proteção aos Menores, cujo cadastro ultrapassa, só em Porto Velho, mais de 80 crianças. 1947 – O prefeito Carlos Mendonça (PVh) apoia ação do delegado-geral de Polícia para reprimir vândalos que têm destruído várias praças e outros lugares públicos na cidade.

1954 – Portaria do Delegado-geral de Polícia proíbe a realização de “pegas” de veículos, prostitutas nas ruas após as 22 horas e até realização de serenatas.
1983 – Porto Velho inaugura o 1º monumento em honra à Bíblia no Estado, anunciou o pastor Waldemar Marinho, da Associação dos Ministros Evangélicos.
1987 – O colunista João Tavares denuncia fortes cortes nos recursos da obra da hidrelétrica de Samuel, colocando em risco toda a obra.
1990 – O governador eleito Osvaldo Piana só definirá o quadro de secretários após uma análise a ser feita com o vice Assis Canuto.

HOJE É

• Dia Nacional das APAEs. Dia do Engenheiro. Dia Internacional do Tango. Dia Internacional da Montanha.
• Católicos celebram São Dâmaso I.

BRASIL

1826 – Morre a 1ª imperatriz brasileira Dona Leopoldina (n. 1797), que assinou o decreto da Independência – nome completo Carolina Josefa Leopoldina Fernanda Francisca de Habsburgo-Lorena. 1905 – O papa Pio X admite D. Joaquim Arcoverde Albuquerque Cavalcanti (1850/1930) o 1º cardeal da América Latina.

MUNDO

1946 – A ONU cria a Unicef. 1901 — Guglielmo Marconi transmite o 1º sinal de rádio transatlântico da Inglaterra para o Canadá.

FOTO DO DIA

O ESPORTE POR AQUI (II)

Com a chegada de muitas pessoas, surgem as equipes de voleibol e basquete, além da multiplicação dos times de futebol, em Porto Velho e Guajará-Mirim, especialmente com apoio dos contingentes militares nas duas cidades.

Em 1944, com o Território, surge a Federação de Desportos do Guaporé, que em 1956 passa a ser de “Rondônia” em lugar de “Guaporé” e cria os “departamentos especializados”, de voleibol e basquete, com jogos nas quadras da 3ª Companhia e na do colégio “Barão do Solimões”.

A partir da década de 1940 o futebol começa a disputar o Campeonato Brasileiros de seleções. Na época eram comuns excursões de equipes até Ribeiralta (BOL), Guajará-Mirim e ao Acre, e vice-versa, e nas disputas escolares havia a escolha da “rainha” e o concurso para escolher o “melhor orador”.

Na disputa entre oradores, o mais famoso deles, depois Ministro do Trabalho (1961/64) e vice-governador de São Paulo, foi o humaitaense, criado em Porto Velho, Almino Afonso.

Lúcio Albuquerque — 69 99910 8325



Marquise



Agricultura


+ NOTÍCIAS


+ NOTÍCIAS


+ NOTÍCIAS