RO, Sábado, 10 de maio de 2025, às 18:38






O DIA NA HISTÓRIA — Dia nacional da proclamação do Evangelho

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO — 31.10.24 – BOM DIA! RONDÔNIA: 1946 – Autorizado pela Lei, o diretório do PSD em PVh instalou um posto de inscrição de eleitores numa sala na Av. Ruy Barbosa (antiga Av. Divisória e depois Av. Presidente Dutra) em frente aos Correios. 1947 – Assume o 3º governador do Território do Guaporé Frederico Trotta. 1948 – Vândalos e ladrões vêm destruindo tudo na cidade. No aeroporto “Caiari” uma cerca eletrificada foi colocada, para evitar roubos e destruição em aviões ali estacionados.

1956 – Projeto do deputado Joaquim Rondon libera de impostos a carne “verde” comprada na Bolívia para o Acre e Rondônia.
1983 – O governador Jorge Teixeira pede à Assembleia Legislativa que agilize a tramitação do PCCE, que vai regularizar a situação de 10 mil funcionários contratados desde 1978.
1990 – Com o início da campanha pelo returno da eleição a governador, surgiram duas pesquisas, uma dando vitória a Raupp e outra a Piana.

HOJE É

• Dia nacional da proclamação do Evangelho. Dia da Reforma Protestante. Dia da dona de casa. Dia nacional da poesia. Dia do saci. Dia mundial da poupança. Dia mundial das cidades.
• Católicos celebram Santo Afonso Rodriguez, Santo Ângelo d’Acri.

BRASIL

1874 — Acontece a Revolta do Quebra-Quilos no Nordeste, contra implantação dos padrões de pesos e medidas internacionais no Brasil. 1904 — A Lei da Vacina Obrigatória é aprovada pelo Congresso Nacional. 2010 – Dilma Rousseff é a 1ª mulher eleita presidente do país.

MUNDO

1517 — Reforma Protestante: Martinho Lutero publica suas 95 Teses. 2011 – O planeta Terra atinge 7 bilhões de pessoas.

FOTO DO DIA

QUEBRA-QUEBRA EM CACOAL III

A conta chegou pesada para muitos pessoas – talvez alguns nem estivessem na turba, como o diretor do jornal “Tribuna Popular”, jornalista Adair Perin que só chegou a Cacoal no dia seguinte.

E teve caso da piada feita pelo jornalista Zé Orlando, na “Tribuna”. Foi na inauguração da sede da Câmara Municipal, em 1984. Ao comentar em sua coluna “Boca Maldita”, o Zé narrou o que ouvira de dois homens.

“Escuta, na Escritura Sagrada não diz que Cristo foi crucificado entre dois ladrões e um deles se arrependeu?”, perguntou o 1º, e o 2º respondeu: “Qual deles, o da direita ou da esquerda?”.
Dias depois o Perin já respondia a um inquérito, mandado abrir pelo governador Jorge Teixeira, presente à solenidade. O diretor da “Tribuna” só se livraria 3 anos depois.

Para o morador Luiz Zago a notícia chegou ao parar num posto da PRF em Minas Gerais, e ao ver “Cacoal” na placa do veículo um agente comentou sobre a situação na “Capital do Café”, e só aí o Zago soube do caso (*).

(*) Não havia telefonia celular no Brasil.

Lúcio Albuquerque — 69 99910 8325

spot_img



+ Notícias



+ NOTÍCIAS