RO, Domingo, 13 de outubro de 2024, às 3:01



Expressão Rondônia

O DIA NA HISTÓRIA – Dia Nacional da Família na Escola

BOM DIA DOMINGO, 24 DE ABRIL! RONDÔNIA: 1964 – Toma posse o 19º governador do Território, José Manoel Lutz da Cunha Menezes, até março de 1965.

                                          COMEMORA-SE

Dia Mundial da Malária. Dia do Boi. Dia do Chimarrão. Dia Internacional do Jovem Trabalhador. Dia Internacional do Milho. Dia Mundial de Combate à Meningite. Dia Nacional da Família na Escola. Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais.

Católicos lembram São Fiel de Sigmaringa, Santa Maria Cléofas, Santa Salomé, Santa Maria Isabel Hesselblad, São Benito (ou Bento) Menni, São Melito de Cantuária e São Pedro de San José Betancur

                                               FOTO DO DIA

O 19º governador de Rondônia, e o 1º do período pós 1964, José Manuel Lutz da Cunha e Menezes, assumiu a 24 de abril daquele ano e, conforme a escritora e professora Iêda Borzacov, costumava entrar nas salas de aula sem nem cumprimentar o professor que estivesse em classe e, ainda, andava a cavalo sempre carregando um rebenque. Foi dele o Decreto nº 434 (26.03.65), instituindo como Dia de Rondônia o 5 de maio, data de aniversário do marechal Cândido Mariano Rondon e, na mesma data, criou a comenda Ordem do Mérito “Marechal Rondon” a mais alta honraria do Estado. Logo depois, alegando problemas pessoais, Cunha Menezes renunciou ao cargo.

                                                   FATOS

BRASIL

1763 — Os espanhóis invadem a Vila de Rio Grande – atual cidade de Rio Grande. 1957 —  Reaberto o Canal de Suez com garantia de tropa da ONU que tinha participação do Brasil. 1961 – O presidente Jânio Quadros cria, por lei,  a Eletrobrás. 1983 – Morre Sérgio Buarque de Holanda, escritor, autor de “Raízes do Brasil” e “O Homem Cordial”.

MUNDO

1184 a.C. — Data tradicional da queda de Troia. 1967 — O Vladimir Komarov pilotando a Soyuz 1 (URSS) morre e torna-se o 1º ser humano a morrer em missão espacial. 2013 – Rebeldes sírios destroem o minarete do século XI da Grande Mesquita de Alepo, Patrimônio da Humanidade.

Lucio Albuquerque – [email protected]



Outros destaques

+ NOTÍCIAS