RO, Domingo, 27 de abril de 2025, às 10:54






O DIA NA HISTÓRIA – Dia Nacional da Empregada Doméstica

2014 — “Dia dos 4 Papas”. João 23 e João Paulo II  foram canonizados pelo Papa Francisco, em ato concelebrado pelo emérito Bento XVI

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO – BOM DIA.  27 DE ABVRIL DE 2025! RONDÔNIA: 1918 – O juiz Juventino Themundo, da comarca de Porto Velho, informa: A única seção eleitoral do município vai funcionar na sede da Superintendência  (prefeitura). 1947 – O empresário Albino Henriques requer ao Banco da Borracha (atual Basa), incluir Porto Velho ao projeto do banco de instalar usinas de beneficiamento na região. 1954 – O Serviço de Navegação do Madeira inicia viagens entre as cachoeiras de Santo Antônio e Teotônio. 1964 – José Manoel de Cunha Menezes assume como o 19º governador do Território, o 1º do período pós-64.

1976 – O título de campeão rondoniense de futebol será definido no “tapetão”, mas quem perde com isso é o público, conforme o jornalista Simeão Tavernard.

1986 – O ministro da Cultura Aluízio Pimenta vai ao Forte Príncipe e anuncia que seu ministério tem projeto de recuperação do Forte.

1991 – O ex-governador Jerônimo Santana espera uma grande batalha, com processos em vários tribunais contra sua administração.

                                       HOJE É

Dia Nacional da Empregada Doméstica*. Dia do Sacerdote. Dia Mundial do Design Gráfico. Dia Nacional do Auditor de Controle Externo. Dia do Emigrante.

*Qual a importância de se comemorar o Dia da Empregada Doméstica em 27 de abril? Há mais de 100 anos, desde 1921, no dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, uma categoria que segue na luta por direitos e melhores condições de trabalho. E, além disso, também são usuárias das políticas sociais, nas quais se inserem assistentes sociais;

Católico celebram Santa Zita de Lucca, São Simeão

                                     FOTO DO DIA

                                       Incra – histórias a serem contadas (II)

O engenheiro agrônomo Assis Canuto (*) dividiu, com o capitão Sílvio Gonçalves de Farias, o comando da organização fundiária do Território de Rondônia desde o início do projeto, em fevereiro de 1970, inicialmente pelo Ibra e a partir de julho pelo Incra.

Conversar com o Canuto é tomar uma boa aula de como o trabalho foi feito, as

dificuldades, os personagens, muitos deles como Ademar Sales, que já deixaram esse mundo, mas que deixaram um lastro positivo para formar o que hoje é Rondônia.

Canuto (de Barba na foto) conta: “Recebemos para, em 60 dias, propor a criação de um projeto de colonização na área prioritária nº 1 para fins de reforma agrária no Território de Rondônia”.

Esse grupo, no dia seguinte a sua chegada reuniu com o governador Marques Henriques e o secretário-geral general Luiz Felipe, e dias depois seguimos para a BR, e em Vila Rondônia reunimos com a população, esclarecendo o que seria nosso trabalho”.

(*) – Ex-prefeito de Ji-Paraná, deputado federal duas vezes (na 2ª participou da Constituinte de 1989) e vice-governador do Estado (1991/94)

                                     FATOS

BRASIL

1925 – Nasce o jurista Raymundo Faoro (+2023), autor do livro “Os Donos do Poder”, principal obra sobre a formação política do Brasil. 1940 — Inauguração do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho em São Paulo.

MUNDO

2014 — “Dia dos 4 Papas”. João 23 e João Paulo II  foram canonizados pelo Papa Francisco, em ato concelebrado pelo emérito Bento XVI. 2018 — As Coreias do Norte e do Sul oficializam o fim da Guerra da Coreia (1950/53).

Lúcio Albuquerque – 69 99910 8325


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.



spot_img


+ Notícias



+ NOTÍCIAS