RO, Domingo, 25 de maio de 2025, às 10:16






O DIA NA HISTÓRIA – Dia Nacional da Adoção

1966 – O presidente Castelo Branco passa a responsabilidade da EFMM para a Diretoria de Vias de Transporte do Ministério da Guerra

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO – BOM DIA, 25 DE MAIO DE 2025! RONDÔNIA: 1919 – O governo de Mato Grosso nega haver projeto para mudar a sede do município de Santo Antônio para Presidente Marques (depois Guajará-Mirim),  cidades que até 1943 eram parte daquele Estado. 1941 – A agência do Banco do Brasil (PVh) convoca interessados em comprar ações nominais da Companhia Siderúrgica Nacional. 1949 – Começam a funcionar as estações telegráficas instaladas pelo governo do Território nas vilas de Limoeiro e Pedras Negras, no Rio Guaporé.

1955 – Maria Hosana Lavor, do “Clube Recreativo Guaporé”, foi eleita Rainha da Primavera, durante baile no salão nobre do Porto Velho Hotel (atual Unir-centro).

1976 – O jornalista Vinícius Danin confirma a escolha da Miss Rondônia, pela 1ª vez no interior, em Vila Rondônia (Ji-Paraná).

1986 – O ex-deputado Jerônimo Santana é o nome do PMDB/RO ao governo em outubro. Enquanto isso, a Frente Liberal (PDS/PFL) está rachada e pode implodir.

1989 – Cartórios judiciais de comarcas do interior estão sem atender devido à greve dos servidores do Judiciário. Na Assembleia o projeto de impeachment do governador Jerônimo Santana tem mais 3 adesões, todas da base do governo.

                                     HOJE É

Dia Internacional das Crianças Desaparecidas. Dia Nacional do Trabalhador Rural. Dia da Indústria. Dia do Massagista. Dia Nacional do Desporto Escolar. Dia Nacional da Adoção*. Dia do Orgulho Nerd.

*Adote um Boa-Noite estimula adoção de crianças maiores. Hoje, 25 de Maio, é celebrado o Dia Nacional da Adoção, data que reforça a importância da convivência familiar para crianças e adolescentes

Católicos celebram Santa Maria Madalena de Pazzi, São Gregório VII

                                FOTO DO DIA

                       Uma morte anunciada, a da EFMM

Considerada, à época de sua construção, como “a maior saga ferroviária do mundo” ou “a mais isolada ferrovia do planeta”, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré inaugurada em 1912 chegou ai fim pelo decreto 58.501/1966.

Fruto do “Tratado de Petrópolis” (com a Bolívia), o mesmo decreto de 1966 deu sobrevida à ferrovia, que funcionaria até 1972 quando a BR-425 chegou a Guajará-Mirim.

Atracadouro em Santo Antônio, onde a Madeira-Mamoré foi iniciada. (F. Aleks Palittot, “Trilhando a História”)

Deficitária desde que inaugurada, a ferrovia só teria dado lucro nos seus dois primeiros anos de vida. Em 1931 o capitão Aluízio Ferreira tornou-se o 1º brasileiro no cargo de diretor-geral, quando o Brasil assumiu a administração da ferrovia.

Dentre os benefícios da construção da Madeira-Mamoré está a criação de Porto Velho, que nem constava no projeto original, surgida em razão, também, da facilidade de atracação de navios de grande porte, iniciando aí o fim da importância regional da cidade de Santo Antônio, onde a EFMM teria seu ponto de partida.

                                    FOTO

BRASIL

1966 – O presidente Castelo Branco passa a responsabilidade da EFMM para a Diretoria de Vias de Transporte do Ministério da Guerra. 1900 — O sanitarista Oswaldo Cruz cria a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

MUNDO

1521 — Assinado o Édito de Worms, que condena Martinho Lutero. 1261 – Nasce Dante Alighieri (+ 1321) autor de “A Divina Comédia”. 1954 – Morre Robert Capa (+1913), um dos mais célebres fotógrafos de guerra. 1962 – É fundada a banda britânica Rolling Stones.

Lúcio Albuquerque – 69 99910 8325




spot_img

+ Notícias


+ NOTÍCIAS