RO, Sexta-feira, 09 de maio de 2025, às 4:21






O DIA NA HISTÓRIA — Dia Mundial sem Tabaco

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO — 31.5.2024 – BOM DIA! RONDÔNIA: 1923 – Em relatório à Intendência (Câmara Municipal), o superintendente (prefeito) Joaquim Augusto Tanajura diz: falta interesse do governo federal para definir a área urbana de Porto Velho. 1925 – 1) Porto Velho: Quem sentar sobre a cerca do campo de futebol será preso; 2) Depois de 10 anos dirigindo o Hospital da Candelária, o médico da EFMM William Emrich retorna aos EUA. 1944 – O decreto federal 6.550, devolve o município de Lábrea ao Amazonas, e o Território do Guaporé fica com 3 municípios (Porto Velho, Guajará-Mirim e Santo Antônio do Rio Madeira. O último, em 1945, passa a fazer parte de Porto Velho.

1982 – Sem dinheiro para pagar os salários dos funcionários, as agências bancárias fecham as portas esperando o reforço chegar de suas sedes.

1986 – Cem mil eleitores de Porto Velho devem ir aos cartórios eleitorais para se cadastrar até dia 15, ou perderão o direito ao voto na eleição deste ano.

1986 – O PFL está rompendo a parceria com o PMDB e implodindo a “Aliança Democrática”, anunciou o senador Odacir Soares (PFL), pré-candidato a governador.

1990 – O delegado da PF morto na queda de um avião, no aeroclube de Porto Velho, estava investigando o piloto, conforme relato da PF/RO enviado à direção nacional do órgão. Outros 2 passageiros também morreram.

HOJE É

• Dia Mundial das Comunicações Sociais. Dia Mundial sem Tabaco. Dia do Comissário de Bordo. Dia do Aeroporto. Dia da Aeromoça.
• Católicos celebram Dia do Divino Espírito Santo, Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, São Félix de Nicósia.

BRASIL

1997 — Morre Pio Giannotti, o Frei Damião (n. 1898), considerado santo por muitos nordestinos.

MUNDO

1966 – Monges budistas ateiam fogo sobre seus próprios corpos, em protesto contra a o governo de Vietnã do Sul. 1859 — A Torre do Relógio (Torre de Londres) ou Big Ben, começa a marcar o tempo.

FOTO DO DIA

Foto: Posse de Angelin, observado pela esposa e, atrás, o antecessor Jorge Teixeira (F. Machado)

A PRÉ-MORTA ALIANÇA DEMOCRÁTICA (I)

Desde 1954, quando cutubas (líder Aluízio Ferreira) e peles-curtas (líder Renato Medeiros), os dois lados brigavam na política rondoniense. Cutubas no PDS. Peles-curtas no PMDB.

De um lado Jerônimo Santana, “Bengala”, de outro Odacir Soares, o “Raposão”. “Bengala comandava o ex-MDB, em 1982 o PMDB. “Raposão” chefe da ex-Arena, PDS ou PFL. O grupo formou a “Frente Liberal”.

Foi assim a vida do PMDB e o PDS, com o PFL, que se amontoaram na “Aliança Democrática”, e depois de muita briga, em “comum acordo” indicaram o deputado Angelo Angelin, PMDB, para ser o governador.

O PMDB tinha seus nomes. A Frente os seus, mas quem “bateu” o martelo” foi o cacique Jerônimo Santana. De olho no governo em 1986, impôs o deputado estadual Angelo Angelin.

Mas logo surgiram as dissenções e as denúncias, tudo na briga pelo poder. É que o naco maior, apesar das promessas, ficou para o PMDB, aí o “saco de gatos” político explodiu e cada um foi cuidar de sua vida.

→ Amanhã: A PRÉ-MORTA ALIANÇA DEMOCRÁTICA (II)

Lúcio Albuquerque — 69 99910 8325

spot_img



+ Notícias



+ NOTÍCIAS