RO, Quarta-feira, 08 de maio de 2024, às 17:00



RO, Quarta-feira, 08 de maio de 2024, às 17:00


O DIA NA HISTÓRIA – Dia Mundial sem compras

1807 - A família real portuguesa foge para o Brasil na sequência da invasão do país por tropas napoleônicas

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO – BOM DIA, 27 DE NOVEMBRO DE 2023! RONDÔNIA: 1917 – Em La Paz o governo comunica ao Congresso estar em andamento uma mudança no Tratado de Petrópolis, para financiar uma ferrovia de Corumbá (BR) a Santa Cruz (BOL). 1917 – Parte da mudança é a retirada da previsão de construção da ponte sobre o Rio Mamoré, que separa as cidades de Guajará-Mirim e Guyaramerin. 1982 – Na lista do TRE, de vereadores de Porto Velho, não constava o nome de José Guedes (PMDB), sendo feita correção posterior; ele a seguir assumiu como último prefeito nomeado do município.

1983 – O senador Odacir Soares, mesmo dizendo que o “grupo de Brasília” (deputados federais e senadores do PDS) não quer a destituição do governador Jorge Teixeira, fomenta a oposição a ele.

1987 – Números do Centro de Triagem do Migrante (em Vilhena) registra menor vinda de migrantes para Rondônia, e que aumentou a               quantidade dos que chegam e dizem vir para Porto Velho.

- Advertisement -



                               COMEMORE

Dia Nacional de Combate ao Câncer. Dia do Técnico e do Engenheiro de Segurança do Trabalho. Cyber Monday. Dia Mundial sem compras.

Católicos celebram Nossa Senhora das Graças, São Virgílio de Salzburgo

                              FOTO DO DIA

                                       Novo rumo na migração

Desde que começou a grande migração rumo ao então território Federal de Rondônia, por volta de 1965 e, especialmente, depois do Incra começar a criar projetos de Colonização, dois fatores chamavam a atenção.

Primeiro, que a imensa maioria dos que vinham, e só Deus sabe como conseguiam chegar em ônibus disfarçados de “viagens turísticas”, “paus-de-arara” ou outro meio qualquer, esses queriam mesmo era arrumar um lote e começar vida nova, entrando na selva para plantar e contribuir com a mudança que levou à nova forma de economia da região, antes voltada só à exploração de recursos naturais.

 

A migração efetiva rumo a Porto Velho, Guajará-Mirim, era praticamente inexistente, ainda mais que era comum falarem que a terra por este lado do Território não se prestava à agricultura de grande porte.

Mas, já nos dois anos finais do Território começou a mudança, e o registro de 1987 do Cetremi, em Vilhena, mostrou um novo direcionamento, dos que pretendiam se instalar na região de Porto Velho e daí abrir dois braços a mais, um em direção a Humaitá (AM) e outro, pela 364, em direção a Guajará-Mirim e ao Acre.

                                 FATOS

BRASIL

1807 — A família real portuguesa foge para o Brasil na sequência da invasão do país por tropas napoleônicas. 1935 – Tropas do governo dominam rapidamente a revolta militar conhecida como “intentona comunista”.

MUNDO

1970 – Um boliviano, vestido de padre, ataca a facadas o Papa Paulo VI em visita às Filipinas. 1985 – O cometa Halley chega ao ponto mais próximo da Terra (63 mil KMs de distância). 2011 — A UNESCO classificou o fado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Lúcio Albuquerque – 69 99910 8325






Outros destaques


+ NOTÍCIAS