RO, Sábado, 26 de abril de 2025, às 16:13






O DIA NA HISTÓRIA – Dia Mundial do Turismo Ecológico

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO – BOM DIA 1.3.25 – RONDÔNIA: 1942 – A professora Aurélia Banfield, da 1ª turma normalista do colégio Auxiliadora, é nomeada para reativar a escola “Oswaldo Cruz”, em Santa Izabel (hoje Candeias), com 60 alunos. 1956 – Até dia 15 o Aeroclube de Porto Velho recebe inscrições para formação de nova turma de pilotos, tendo como instrutor Virgílio Lira. 1983 – Para o deputado Amir Lando (PMDB) a construção da hidrelétrica de Samuel “é obra eleitoreira”. Em seu discurso de 45 minutos, faltou luz elétrica duas vezes na Assembleia.

1984 – O governador Jorge Teixeira, que viajou com o presidente João Figueiredo à Bolívia, cometeu “crime de responsabilidade”, conforme o deputado Tomás Correia (PMDB), por não ter pedido licença da Assembleia.
1984 – Chama-se Thais, a 1ª criança a nascer neste mês de março em Rondônia. Só no Hospital de Base foram 20 “choros”, inclusive o de Thais, pouco antes da 3 da manhã.
1985 – O governador Jorge Teixeira (RO) diz não querer, mas o PDS amazonense anuncia consulta para saber se os filiados o querem como candidato a governador daquele Estado.
1991 – A Câmara de Porto Velho aprova projeto do vereador Aparício Carvalho, criando uma legislação de proteção e incentivo ao produtor cultural.

HOJE É

• Dia Mundial de Zero Discriminação (ONU). Dia Mundial do Turismo Ecológico. Dia Internacional da Proteção Civil.
• Católicos celebram Santa Eudóxia, Santo Albino, São Felix III, São Suitberto, São Davi de Menevia.

BRASIL

1565 — Estácio de Sá cria a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em honra ao rei Sebastião I. Em 1889 — Acontece o “Milagre de Juazeiro”: A hóstia, entregue pelo Padre Cícero à religiosa Maria de Araújo, se transformou em sangue pela primeira vez. 1894 — Primeira eleição direta para presidente da República.

MUNDO

1953 — O ditador soviético Josef Stalin sofre um derrame cerebral – ele morreria quatro dias depois. 1810 — Nasce Frédéric Chopin (+ 1849), compositor e pianista polonês.

FATO DO DIA

TEIXEIRA, O DISPUTADO

Fruto de seu trabalho como militar, depois como prefeito de Manaus e a seguir governador de Rondônia, o coronel da reserva do EB Jorge Teixeira (1971/1987) tornou-se uma referência regional, ultrapassando, em vários pongos, os limites da Amazônia Ocidental.

Já em 1980 a deputada Iolanda Fleming, do Acre, sugeria que nós de Rondônia o emprestássemos para assumir seu Estado. No Início de 1981 era comum ouvir em Rondônia que a lei passando à condição de Estado elegesse na primeira disputa seu governador e ele era, disparado, o nome mais cotado.

Teixeira fica no governo até maio de 1985, ficando a expectativa de que em 1986 ele seria candidato a governador ou senador. Na época era comum ouvir políticos locais defendendo que Teixeira viesse disputar o governo, ou o Senado. Nem um, nem outro.

Ainda quando Teixeira governava o Estado lideranças do PDS amazonense e do Acre, tentaram cooptá-lo, sem sucesso. E pouco menos de um ano depois de despedir-se de seu secretariado, no aeroporto “Belmont”, já muito doente, Teixeira faleceu.

Lúcio Albuquerque – 69 99910 8325


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.



spot_img


+ Notícias



+ NOTÍCIAS