RO, Quarta-feira, 26 de junho de 2024, às 15:26



RO, Quarta-feira, 26 de junho de 2024, às 15:26

Expressão Rondônia

O DIA NA HISTÓRIA — Dia Mundial do Orgulho Autista

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO — 18.6.2024 – BOM DIA! RONDÔNIA: 1925 – Com recursos da “caixa escolar”, a Escola Municipal “Dr. Jonathas Pedrosa” (PVh) premiou com livros e um passeio de trem os melhores alunos do semestre. 1942 – Faltam gasolina e querosene em Porto Velho, o que prejudica toda a economia da cidade. 1950 – O governador Araújo Lima manda instalar geradores de energia elétrica em todas as comunidades do Território, beneficiando mais de 10 vilas.

1981 – Com mais de 300 filiados, o PT realiza encontro estadual para definir candidatos à disputa do ano que vem, tendo como certo que terá candidato ao governo.

1983 – Dividido em 3 alas o PDS, base política do governo, fica em situação ainda pior: o presidente regional senador Claudionor Roriz, quer ser reeleito presidente.

- Advertisement -



1987 – Duas notas: 1) Continua a greve no Controle Externo do TCE/RO; 2) No Executivo o secretário de Administração Antonio Morimoto ameaça demitir servidores reprovados no concurso interno.

1990 – O senador Olavo Pires, candidato a governador, garante vencer no 1º turno, e, como sempre, nega ser traficante de drogas, como assim o chamam seus adversários.

HOJE É

• Dia Mundial do Orgulho Autista. Dia Nacional da Imigração Japonesa. Dia do Químico no Brasil. Dia da Gastronomia Sustentável. Dia Nacional do Tambor de Crioula.
• Católicos celebram Santa Marina, São Gregório João Barbarigo, Santos mártires Marcos e Marceliano.

BRASIL

1911 – Fundada, em Belém, a maior denominação evangélica do Brasil, a Assembleia de Deus. 1908 – Chega a Santos o navio Kasato-Maru, com os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. 1979 – Morre Procópio Ferreira (n. 1898), o grande nome do teatro brasileiro.

MUNDO

1815 – Depois de perder a batalha de Waterloo, Napoleão Bonaparte abdica do trono da França pela 2ª vez.

FOTO DO DIA

(F. Jornal Alto Madeira diz como foi o “bota fora” da dupla, à base de tartarugada).

IDEIA MALUCA QUE DEU CERTO (IV)

O 1º que me falou dessa viagem maluca do Milton Alves com o Vinícius Danin foi o Ubiratan – Bira – Sampaio, editor do jornal A Tribuna onde o Danin era chefe de redação e eu, repórter.

Bira falava do I Copão de Futebol da Amazônia (1975, quatro antes de eu aportar aqui) coordenado pelo Danin , e eu disse: “Esse chefe então já faz parte da nossa história”. Aí o Bira começou a contar a “viagem maluca”.

Dias depois perguntei ao Danin contou a história, destacando seu parceiro Milton Alves. “Na noite anterior eu o compadre Euro (Tourinho) fomos fazer minha despedida, e só parei quase de manhã”.

Sobre a “vespa”, “Fizemos um fiado na loja que vendia aqui, não sei em quantas prestações, mas quando chegamos de volta a fábrica já havia mandado sustar as prestações”.

Em Brasília, foram muitas entrevistas, sendo depois levados a São Paulo pela fabricante da “vespa”, retornando de avião. “O aeroporto do Caiari ficou pequeno para nós dois”, ria Danin, um grande bon-vivant.

Lúcio Albuquerque — 69 99910 8325






Outros destaques


+ NOTÍCIAS