RO, Quarta-feira, 23 de abril de 2025, às 20:12






O DIA NA HISTÓRIA — Dia Mundial do Livro

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO — BOM DIA 23.4.25 — RONDÔNIA: 1922 – Em Porto Velho, o hospital da Candelária tem 144 pessoas internadas com a “gripe espanhola”, conforme o superintendente (prefeito) padre Raymundo Oliveira. 1943 – Com poucos produtores, o carvão de uso domiciliar está desaparecendo em Porto Velho, e a principal causa é o baixo preço de venda ao consumidor. 1974 – João Carlos Marques Henriques Neto toma posse, pela 2ª vez, como governador do Território.

1976 – A Centrais Elétricas de Rondônia – Ceron, fez funcionar um gerador de 1 mil KW específico para atender as necessidades de energia no 2º Distrito de Vila Rondônia.
1983 – O Banco Central do Brasil aprovao funcionamento do Banco do Estado de Rondônia, Beron.
1983 – Decretada, pelo juiz Sebastião Teixeira Chaves, de Guajará-Mirim, a prisão do padre médico Alexander Bendoraites, principal suspeito de mandante do assassinato do médico e vereador Ildair Munin, naquela cidade.
1991 – A Assembleia Legislativa analisa projeto de lei que extingue 200 cargos em delegacias da Seduc, citando serem esses órgãos “secretarias paralelas” com alto custo de manutenção e pouco rendimento.

HOJE É

• Dia Mundial do Livro. Dia Mundial do Direito de Autor. Dia Mundial do Escoteiro. Dia Nacional de Educação de Surdos. Dia Nacional do Choro.
• Católicos celebram Santo Adalberto, São Jorge (idem na umbanda e candomblé onde é representado por Ogum).

BRASIL

2014 – Vigora a Lei nº 12.965/2014 (Lei do Marco Civil da Internet). 1897 — Nasce o músico e compositor Pixinguinha (+ 1973), autor de “Carinhoso”. 2017 — Morre Jerry Adriani (n. 1947), cantor, um dos grandes nomes da “Jovem Guarda”.

MUNDO

1564 — Nasce William Shakespeare (m. 1616), dramaturgo, poeta e ator inglês. 2005 — Publicado o 1º vídeo do YouTube, o “Me at the zoo” – “Eu no zoológico”.

FOTO DO DIA

A FOTO EXPLICADA

A foto da coluna de ontem, 22.4, gerou perguntas, e fui ouvir o agrônomo José Lopes, hoje advogado, que foi um dos executores do Incra durante a colonização. Ele explica:

Mulher – A jornada era muito pesada e havia um sentimento que elas não aguentariam a trabalho inicial de implementação do lote.

A distribuição – Os lotes dos “assentamentos rápidos” eram demarcados a cada 500 metros por 50 ou 100 hectares. O técnico agrícola ia à frente e ao chegar a cada demarcação indicava o nome do colono – a jornada durava dias.

O saco atrás das costas – Eram os chamados “cacaios”, onde cada um levava instrumentos de trabalho, rede, comida etc.

O nome “cacaio” derivou para “cacaieiros, o que podia ser o colono ou o invasor de terra. O município de Novo Horizonte do Norte, inicialmente era sede do Núcleo Urbano de Apoio Rural, Nuar.

Chamado “Cacaieiros”, mas alegando que o termo era depreciativo, em 1992, ao passar a município levou a toponímia atual. Hoje a nova geração reclama. Para eles ,o termo “Cacaieiros” seria uma homenagem aos que desbravaram a região.

Lúcio Albuquerque — 69 99910 9325


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.



spot_img


+ Notícias



+ NOTÍCIAS