RO, Sexta-feira, 25 de abril de 2025, às 9:11






O DIA NA HISTÓRIA — Dia Mundial do DNA

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO — BOM DIA 25.4.25 — RONDÔNIA: 1918 – Policiais da guarnição matogrossense em Santo Antônio (MT) se rebelam e provocam tiroteio, um deles morre, 2 são presos e 6 fogem. 1946 – Membros dos diretórios da UDN, PTB e PCB do Guaporé, pedem ao senador Melo Viana, presidente da Constituinte Federal, que não acate a proposta de extinguir os Territórios criados em 1943. 1976 – O trabalho do Incra em Rondônia, foi o tema da entrevista do executor do Incra, engenheiro Assis Canuto, citando benefícios que a região vem recebendo.

1982 – Falta pessoal nos cartórios eleitorais para fazer a inscrição de novos eleitores visando a primeira eleição do Estado.
1984 – Um imenso dente de um fóssil, encontrado por um mergulhador na região do Teotônio/Rio Madeira, será encaminhado a um laboratório para análise e definição a que animal possa ter pertencido. (AM)
25 – 1991 – Em sua coluna o jornalista Ciro Pinheiro registra a posse da primeira diretoria do Círculo Militar, presidida pelo tte-cel Éverton Barbosa Pessoa.

HOJE É

• Dia Mundial da Luta Contra a Malária. Dia Mundial do DNA. Dia do Contabilista. Dia Internacional dos Delegados. Dia Internacional das Jovens Mulheres em Tecnologia da Informação e Comunicação.
• Católicos celebram Santa Franca de Piacenza, São Marcos Evangelista.

BRASIL

1956 — Fundação da Usiminas, empresa brasileira do setor siderúrgico. 1924 – Nasce Paulo Vanzolini (+ 2013), compositor (Ronda, Volta por cima etc).

MUNDO

1859 — Início da construção do Canal do Suez. 1974 – Em Portugal a “Revolução dos Cravos”, encerra a ditadura salazarista. 1990 – O telescópio espacial Hubble foi colocado em órbita.

FOTO DO DIA

(A primeira operação Rondon foi em 1967, em Porto Velho)

O DEFUNTO VENDO SUA MISSA DE 7º DIA

Que vamos, um dia, passar “desta para melhor”, “ir para o andar de cima”, “morar na cidade dos pés juntos”, creio ninguém duvide.

Católicos oram por seus mortos, “1º Livro dos Macabeus 12, 38-45: “É, pois, santo e salutar pensamento orar pelos mortos…”

E se o defunto, assiste sua missa de 7º dia? Lembro de um caso. Foi em 1971 e uma aluna chegou na faculdade dizendo que seu irmão morrera no interior do Acre.

Naquele tempo a comunicação era difícil e, com o interior amazônico, pior. No dia da missa eu tive uma pauta sobre uma equipe do Rondon voltando do Acre e levo um susto: na porta do avião aparece o “defunto”.
,
Depois de refeito, ofereci a carona do Aeroporto “Ponta Pelada”(até 1975 o aeroporto de Manaus) até a igreja e fui explicando. Pedi que ele não aparecesse logo para evitar o choque em sua mãe, já bem idosa. (Na época colocavam na frente do altar um volume como se fosse o caixão).

Ele entrou na igreja, chamei um colega muito respeitado por todos que, sabendo da história, esperou terminar a celebração e comunicou a novidade.

Lúcio Albuquerque — 69 99910 8325


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.



spot_img


+ Notícias



+ NOTÍCIAS