RO, Segunda-feira, 06 de maio de 2024, às 1:42



RO, Segunda-feira, 06 de maio de 2024, às 1:42


O DIA NA HISTÓRIA – Dia Mundial do Café

PORTO VELHO – 14 de abril. E vamos nós com clausura. BOM DIA! COMEMORA-SE: Primeira Conferência Internacional dos Estados Americanos, em 14.4. de 1890, criando a União Internacional das Repúblicas Americanas, depois Organização dos Estados Americanos, Dia do Patinador e Dia Mundial do Café. Católicos lembram Santa Ludovina; Santos Tibúrcio, Valeriano e Máximo.

FOTO DO DIA: Data da Batalha de Montese, em 1945, quando a Força Expedicionária Brasileira derrotou uma tropa alemã entrincheirada no alto de Montese, Itália, recebendo a rendição, ao final, de 21 mil alemães, com 400 perdas brasileiras, entre mortos, desaparecidos e feridos. O Brasil já vencera antes a Batalha de Monte Castelo.  Pela primeira vez na guerra, a FEB liderou a ofensiva, sem o apoio das forças americanas. A FEB organizou e utilizou os três regimentos de infantaria, as guarnições da artilharia, o esquadrão de reconhecimento e unidades blindadas de apoio. Essa vitória abriu espaço para as tropas aliadas assumissem a importante região do Vale do Pó.

FATOS: 1857 —  Nasce Aluísio Azevedo, cuja grande obra é o romance “O mulato”, obra que é a estreia do naturalismo na literatura brasileira. 1895 – Na primeira partida de futebol disputada no Brasil, o São Paulo Railway vence a Companhia de Gás por 4 a 2. Os dois times eram formados por ingleses que viviam em São Paulo. Charles Miller, o introdutor do futebol no Brasil, jogou pelo São Paulo Railway.    1900 — Início da Exposição Universal em Paris. 1912 — O navio britânico RMS Titanic colide com um iceberg no Atlântico Norte, na sua viagem inaugural, na noite de 14 de abril e afunda na manhã de 15. 1945 — II Guerra Mundial: início da Batalha de Montese, parte da Ofensiva Aliada final da Campanha da Itália, com participação da 1ª divisão de infantaria (expedicionária) brasileira (1ª DIE da FEB). 2003 — Anunciado que 99% do genoma humano foi sequenciado pelo Projeto do Genoma Humano (precisão de 99,99%).

- Advertisement -



Por: Lúcio Albuquerque






Outros destaques


+ NOTÍCIAS