RO, Sábado, 18 de maio de 2024, às 16:54



RO, Sábado, 18 de maio de 2024, às 16:54


O DIA NA HISTÓRIA – Dia Mundial das Doenças Raras e Dia da Ressaca

PORTO VELHO –  28 de fevereiro! RONDÔNIA: Em 1983 – Formadas, na Assembleia Estadual Constituinte, cinco comissões técnicas para elaborar a primeira Carta Estadual. Em 2011 – Porto Velho perde o “General da Banda”, o carnavalesco Manoel Costa de Mendonça, o Manelão, criador, em 1981, da Banda do Vai Quem Quer. Seu velório, realizado no Mercado Cultural, o féretro e até o sepultamento foi ao som das músicas da Banda. COMEMORA-SE: Dia Mundial das Doenças Raras e Dia da Ressaca. Católicos lembram São Romano, eremita francês e São Gabriel das Dores, italiano.

FOTO DO DIA: Seu nome era Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mas o mundo musical a conheceu como Chiquinha Gonzaga; filha de pai branco e mãe negra, desde cedo frequentava rodas de lundu, umbigada e outros ritmos oriundos da África. Compositora, musicista, autora da primeira marchinha de carnaval “Ô abre alas”, de 1889, foi militante política e lutou pela abolição da escravidão e pelo fim da monarquia. Primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Em 2012 foi sancionada a Lei 12.624, que instituiu o Dia da Música Popular Brasileira, a 17 de outubro, seu aniversário.

FATOS: 870 — Encerrado o Quarto Concílio de Constantinopla. 1644 – Holandeses abandonam São Luís e a capitania do Maranhão volta ao domínio português. 1854 – Rio de Janeiro assiste ao primeiro desfile de carros alegóricos durante o carnaval. 1935 – Falece Chiquinha Gonzaga, mulher muito além de seu tempo, compositora brasileira.  1986 – O Plano Cruzado determina a substituição do Cruzeiro, que perde três zeros e a moeda passa a ser chamada “Cruzado”. 1989 – Falece Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, autor do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 1994 – O ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, anuncia o plano Real de combate à inflação. 2013 — Papa Bento XVI renuncia ao pontificado da Igreja Católica, o que não ocorria desde Gregório IV, em 1415.

- Advertisement -



Por: Lúcio Albuquerque

 






Outros destaques


+ NOTÍCIAS