RO, Terça-feira, 22 de abril de 2025, às 4:08






O DIA NA HISTÓRIA — Dia Mundial da Voz

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO — BOM DIA 16.4.25 — RONDÔNIA: 1976 – Um corpo sepultado na madrugada do dia 4 de junho de 1975, no cemitério dos Inocentes, foi exumado e há indícios que seja do radialista José Wilton Guedes, sequestrado e desde então desaparecido. 1982 – O desembargador Cesar Soares de Montenegro, presidente da Câmara Criminal do TJ, preside a 1ª sessão de júri do Judiciário rondoniense. 1984 – Famílias retiradas da zona alagada pela cheia do Rio Madeira, na região de Porto Velho, preferem ficar em suas casas, alagadas, e conviver com o risco de ataque de uma cobra ou um jacaré porque não sabem onde vão ficar.

1985 – Com 130 apartamentos, duas suítes presidenciais e duas executivas, restaurante, piscina, sala de convenções etc, os empresários Francisco Torres e Jordelino Costa inauguram o mais novo hotel de Porto Velho, o Rondon Palace Hotel.
1986 – Mais de 1/3 das 45 toneladas de gêneros enviadas pelo Governo para Guajará-Mirim, que se encontra isolada devido às chuvas, foram desviadas e vendidas na Bolívia.
1990 – Ao presidente Fernando Collor, em Brasília, o deputado Osvaldo Piana sugeriu que os geradores da Ceron em Porto Velho, que conta com a hidrelétrica de Samuel, sejam instaladas em Ji-Paraná.

HOJE É

• Dia Mundial da Voz. Dia do Lions Clube. Dia do Sacerdócio.
• Católicos celebram Santa Maria Bernadete Soubirous, Santa Engrácia de Saragoça, São Bento José Labre.

BRASIL

1984 – Mais de 1,5 milhões de pessoas participam do comício das Diretas, em São Paulo. 1906 – Inicia o 1º Congresso Operário do Brasil.

MUNDO

73 – Cai a Fortaleza de Massada. 1521 – Martinho Lutero se apresenta perante a Dieta de Worms 1948 — A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico é fundada. 1896 — Encerramento dos Jogos da I Olimpíada em Atenas, Grécia.

FOTO DO DIA

O CADERNINHO AZUL (I)

Conversar com o jornalista Euro Tourinho, e foram muitas conversas, era conhecer mais e melhor a história do Território e de Porto Velho. Ele se entrosou com o “Alto Madeira”, mas sem qualquer interesse em ser diretor ou dono de jornal.

Dizia que em razão de seu salão de bilhar e o jornal “Alto Madeira” serem vizinhos, era comum ele ir lá “bater papo” com diretores e redatores, e às vezes ele escrevia um texto, que eles publicavam, mas a amizade foi crescendo, e que várias vezes emprestou dinheiro para complementar a folha de pagamento ou pagar compra de material.

Aos poucos essa aproximação foi crescendo e numa das vindas do Jornalista Epaminondas Baraúna (FOTO), superintendente regional dos Diários Associados, o Euro fez amizade com ele.

Euro contava que quando o jornalista vinha aqui “eu o apanhava no aeroporto e conversávamos muito. Acabamos numa boa amizade, mas de jornal, como funcionava, o que precisava para comprar eu nada sabia, e nas vezes que eu ia a Manaus sempre o encontrava”.

Amanhã – Cap. II do “Caderninho Azul”

Lúcio Albuquerque — 69 99910 9325


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.





+ Notícias



+ NOTÍCIAS