RO, Domingo, 14 de abril de 2024, às 1:39



RO, Domingo, 14 de abril de 2024, às 1:39


O DIA NA HISTÓRIA – Dia Mundial da Vida Selvagem

1991 – Quase 200 dragas catadoras de ouro invadiram o canal navegável do Rio Madeira e a Marinha prepara operação para retirada desses equipamentos da região próxima a Porto Velho

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO – BOM DIA, 3 DE MARÇO DE 2024! RONDÔNIA: 1918 – Além dos membros do “Tiro de Guerra” de Porto Velho, os jovens sorteados para servir o Exército em Manaus receberão, no embarque, uma grande homenagem de segmentos diversos da sociedade local. 1942 – Brasil e EUA assinam o Acordo de Washington pelo qual acontece o II Ciclo da Borracha e aparece a figura do Soldado da Borracha. 1956 – Publicado com data de 24 de fevereiro, no Diário Oficial do Território, decreto do governador Ribamar de Miranda criando em Guajará-Mirim o Ginásio Oficial “Paulo Saldanha”.

1983 – No Conselho Deliberativo da Sudam, o governador Jorge Teixeira defendeu 2 temas: a criação dos estados de Roraima e Amapá, e a redivisão da Amazônia em novos Territórios.

1991 – Quase 200 dragas catadoras de ouro invadiram o canal navegável do Rio Madeira e a Marinha prepara operação para retirada desses equipamentos da região próxima a Porto Velho.

- Advertisement -



                                  HOJE É

Dia Mundial da Vida Selvagem. Dia Mundial das Anomalias Congênitas. Dia Mundial da Audição.

Católicos celebram Santa Cunegunda, Santa Teresa Eustochio Verzeri, São Marino, Santo Astério.

                                FOTO DO DIA

                                       “Pele curta” barrou Aluízio   

Em 1954, depois de ajudar financeiramente o jornal Alto Madeira, para cobrir a folha de pagamento ou na compra de material, o dono de um salão de bilhar localizado ao lado da sede do AM, assumiu o jornal que ele dirigiria pelos próximos 63 anos.

Editado a partir de abril de 1917, no dia 1 de outubro de 2017 um século e cinco meses, a edição final do jornal.

Dois anos e dois meses depois, em 2019, aos 97 anos, o jornalista Euro Tourinho “pegou o trem da meia-noite e embarcou para o Valhalla” (o “céu” viking), lugar para onde vão só os grandes guerreiros.

O Alto Madeira era um jornal da Cadeia Associada, mas quem dava as coordenadas era Hepaminondas Baraúna, dono do Jornal do Comércio (Manaus). Ele sempre vinha a Porto Velho e Euro fizera amizade com ele.

Contou várias vezes ter sabido que o então editor do AM pretendia passar o jornal para o líder “cutuba” Aluízio Ferreira, corrente contrária ao pele-curta Euro Tourinho. Ele soube que Baraúna estava chegando para acertar o negócio.

Como várias vezes antes Euro foi buscar o amigo no aeroporto e no carro propôs a compra, sendo aceita. Num tempo de ânimos exaltados, foi um bom drible no líder “cutuba”, que em 1954 perdeu a eleição, onde pretendia um terceiro mandato de federal.

A manchete de capa (FOTO) não deixou qualquer dúvida. O AM, depois de um século, parou de registrar a História de Rondônia.

                                         FATOS

BRASIL

1963 — Mônica, personagem de Mauricio de Sousa, estreia em uma tirinha no jornal “Folha de S. Paulo”.

MUNDO

1891 — Futebol: criada a regra do pênalti, utilizada daí em diante. 2005 — Steve Fossett torna-se a primeira pessoa a realizar uma circum-navegação aérea solo ao redor do mundo sem paradas ou reabastecimento.

Lúcio Albuquerque – 69 99910 8325






Outros destaques


+ NOTÍCIAS