RO, Sábado, 24 de maio de 2025, às 5:06






O DIA NA HISTÓRIA — Dia Mundial da Tartaruga

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO — BOM DIA 23.5.25 — RONDÔNIA: 1918 – Comissão de engenheiros do Ministério da Viação chega a Porto Velho e vai a Guajará-Mirim, para fazer a medição final do traçado. 1947 – O prefeito Flamínio Albuquerque e o governador Frederico Trota inauguram o 1º trecho pavimentado da Avenida 7 de Setembro, entre ruas Prudente de Moraes e José de Alencar. 1951 – Uma das grandes companhias brasileiras de teatro, a de “Ítalo Curci”, chega a Porto Velho para apresentações no cine teatro Resky.

1954 – O governo do Território compra em Cuiabá uma grande quantidade de “carne verde” para consumo em Porto Velho (naquela época “carne verde” identificava carne de gado).
1985 – Três mil famílias demarcaram terrenos na mega invasão no loteamento “Jardim Eldorado”, em Porto Velho (originou a atual Zona sul).
1987 – O jornalista João Tavares denuncia “clima de terror” contra pequenos servidores púbicos, acusados de serem “marajás, quando são os que menos ganham e mais trabalham”.
1991 – Em Porto Velho só os funcionários da Caerd, Unir, Embrapa e Ministério da Agricultura aderiram à “greve geral” feita pela CGU, CUT e Contag. Demais serviços funcionaram normalmente.

HOJE É

• Dia Mundial da Tartaruga.
• Católicos lembram São João Batista de Rossi, São Juliano.

BRASIL

1789 — Prisão de Tomás Antônio Gonzaga, um dos líderes da Inconfidência Mineira. 1962 — O filme “O Pagador de Promessas”, ganha a Palma de Ouro no Festival de Cannes, na França. 1984 – “Memórias do Cárcere”, filme inspirado em livro de memórias de Graciliano Ramos, é premiado em Cannes.

MUNDO

1929 – Lançada a 1ª animação falada de Mickey Mouse. 1995 — Liberada a 1ª versão da linguagem de programação Java. 2017 – Morre Roger Moore (n. 1927), um dos atores do personagem “007”.

FOTO DO DIA

FOTO – O CPA do governo de Rondônia ocupa a parte final do campo de pouso do Caiari.

CAIARI OU SALGADO FILHO? (II)

O “Caiari” continuou operar mesmo depois da inauguração do “Belmont” em 1969. Eu, que chegeei em 1975, peguei várias vezes o “asa dura” no “Caiari”.

Numa delas, creio que em 1977, saindo de Ariquemes, 20 minutos depois o piloto mirou uma enorme “nuvem” de poeira: “Lá é Porto Velho”. E era mesmo, porque no verão alto o poeiral formava uma imensa nuvem vista a muitos quilômetros.

Além da FAB, no “Caiari”, segundo o historiador Anísio Goraieb, atendiam as empresas – e seus gerentes: Pan Air (Albertino Lopes), Cruzeiro do Sul (Abdon Bichara), Vasp (Ambrósio e Selma Cavalcante), Paraense (Abelardo Castro) e Sava (Cap. Muniz), além das de táxi-aéreo.

No sentido sul/norte o Caiari ia da Pinheiro Machado à Padre Chiquinho, e no oeste/leste ia da Presidente Dutra à Farqhuar, onde estão o Ginásio Cláudio Coutinho, vilas militares, Tribunal de Justiça, Teatro Estadual, Assembleia Legislativa, Sesc/Senac, e CPA do governo.

Lúcio Albuquerque — 69 99910 8325




spot_img

+ Notícias


+ NOTÍCIAS