RO, Sábado, 10 de maio de 2025, às 15:56






O DIA NA HISTÓRIA – Dia Mundial da Saúde Bucal

1570 - Promulgada a Lei sobre a Liberdade dos Gentios, definindo como a Coroa portuguesa tratará da escravidão de índios

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO – BOA TARDE, 20 DE MARÇO DE 2025! RONDÔNIA: 1940 – Um avião da “Condor”, na rota Porto Velho/Forte Príncipe (RO), foi atacado a flechadas ao passar sobre uma tribo indígena, próximo ao Forte. 1956 – O líder dos “cutubas”, ex-deputado Aluízio Ferreira pede ao presidente JK a exoneração do governador José Ribamar de Miranda, sem sucesso. 1976 – Primeira, e então única mulher eleita em Rondônia – vereadora em Guajará Mirim, a professora Aliete Morhy vai disputar a reeleição.

1981 – Porto Velho corre o risco de desabastecimento, devido a imensos atoleiros onde dezenas de caminhões estão “presos”, na BR-364, entre Cacoal e Ji-Paraná.

1983 – 1) A Polícia investiga a quadrilha que no Detran, “esquenta” documentos de carros. 2 – Uma rede de venda de drogas a estudantes foi descoberta no colégio Petrônio Barcelos – zona leste de Porto Velho.

20 – 1987 – O dinheiro para construir o CPA será usado na saúde, educação e outros serviços prioritários, segundo o governador Jerônimo Santana.

                                   HOJE É

Dia Mundial da Agricultura. Dia Internacional da Felicidade (ONU). Dia Mundial da Saúde Bucal. Dia Mundial do Teatro. Dia Nacional da Aquicultura.

Católicos celebram São João Nepomuceno, São João Abade, Santo Ambrósio de Sena

                                FATO DO DIA

                                    Uma queixa pertinente

É imenso o descaso que os órgãos oficiais ligados à cultura e à história de Porto Velho e de Rondônia, além da desinformação sobre os patronos de logradores em nossas cidades, e o jornalista João Tavares Pinheiro tinha toda razão ao reclamar.

Figura histórica do nosso jornalismo, ativista social, orientador de muitos dos que dividimos com ele o espaço da velha redação do jornal Alto Madeira, desportista, Tavares, defendia a valorização da nossa cultura e figuras ilustres.

Suas crônicas realçavam a necessidade de se indicar nomes de nossos personagens para “apadrinhar” prédios e vias públicos, além de incentivar junto aos estudantes o conhecimento da cultura e da história regional.

Temos bairros com as ruas “batizadas” por um engenheiro a serviço da prefeitura, ou por um garimpeiro que deu uma ponta para botar nomes de mulheres dele no “Lagoinha” em ruas como: Vera, Alba, Daniela e por aí afora. Quem foram? Prefeitura e vereadores “engoliram” e calaram.

Foto: Revista GOL editada pelos jornalista João Tavares

                                     FATOS

BRASIL

2006 — Inauguração do Museu da Língua Portuguesa (SP) 1897 — Morre o Almirante Tamandaré (n. 1807), patrono da Marinha brasileira. 1926 —Nasce José Vasconcellos (m. 2011), “pai” do humorismo brasileiro. 2014 — Morre Hilderaldo Bellini (n. 1930), bicampeão mundial de futebol – 1958/62).

MUNDO

1570 — Promulgada a Lei sobre a Liberdade dos Gentios, definindo como a Coroa portuguesa tratará da escravidão de índios.  1915 — Albert Einstein publica sua teoria da relatividade geral.

Lúcio Albuquerque – 69 99910 8325

spot_img



+ Notícias



+ NOTÍCIAS