RO, Sábado, 26 de abril de 2025, às 9:42






O DIA NA HISTÓRIA – Dia Internacional de Lembrança do Desastre de Chernobyl

1994 - Nelson Mandela, tornou-se o 1º presidente negro da África do Sul.

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO – BOM DIA, 26 DE ABRIL DE 2025! RONDÔNIA: 1925 -Começam as aulas do curso médio no Instituto “Paulo Saldanha”, em Guajará-Mirim. 1942 -O seringalista Otávio Reis, da região de Abunã, propõe ao governo federal trazer mão de obra do Nordeste para trabalhar como seringueiros na Amazônia. 1942 – Todo cidadão alemão, italiano ou japonês residente na região deve se cadastrar na prefeitura, conforme determinação da comissão federal que trata do assunto. 1983 – D. Geraldo Verdier, bispo de Guajará-Mirim, lamentou a morte do médico Ildemar Munin, crime que envolve o padre Bendoraites, e cobrou apuração da surra de policiais num preso, que ficou paralítico.

1987 – Em Porto Velho devido à forte migração, sobram alunos em todas as séries escolares, faltam professores, salas de aula, e não há como resolver o problema.

1985 – A Polícia prendeu 2 latrocidas, que mataram 10 caminhoneiros na região de Vilhena, que vendiam as cargas e caminhões.

1991 – Fracassa a campanha preventiva à cólera em Porto Velho: os telefones disponibilizados para as pessoas ligarem a respeito da doença não funcionam.

                                  HOJE É

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.  Dia Mundial da Propriedade Intelectual. Dia Nacional do Goleiro. Dia Internacional de Lembrança do Desastre de Chernobyl*.

*Desde o acidente na usina nuclear de Chernobyl, em 26 de abril de 1986, as Nações Unidas, juntamente com os governos da Bielorrússia, da Federação Russa e da Ucrânia, têm liderado os esforços de recuperação e desenvolvimento para apoiar as regiões afetadas.

Católicos celebram Nossa Senhora do Bom Conselho, Santo Anacleto (ou  Cleto), São Pascásio Radberto, São Rafael Arnaiz Barón

                               FOTO DO DIA

                          Incra – histórias a serem contadas

Em Rondônia quando o assunto é a representatividade do agronegócio para o Estado e sua participação na economia brasileira, um fator fundamental pouco aparece, apesar de sua representatividade para que se chegasse ao ponto atual.

Esquecem, por exemplo, o trabalho realizado pelo Incra, colocado de lado por muitos, na mania (?) que nesta terra de Rondon se tem em não considerar o que foi feito antes, e o muito que o “antes” representou para o “agora” – e o futuro.

Fala-se muito na força do migrante que a veio desbravar, enfrentando todos os tipos de miséria, incluindo doenças, violência etc, mas pouco se vai além do superficial e até mudam denominações.

Caso do morro “Ouro Preto”, no seringal do mesmo nome, onde o Incra implantou o I Projeto Integrado de Colonização em Rondônia, mas segundo ouvi de gente de lá, trocaram o nome do morro para homenagear um alienígena.

Aliás, sobre o assunto, o atual prefeito ouropretense do Oeste teria se comprometido a trabalhar para a volta da antiga denominação.

(Ouro Preto (RO), início da década de 1970, só a Vila do Incra – acervo Assis Canuto)

                                     FATOS

BRASIL

1500 — Frei Henrique de Coimbra celebra a 1ª missa no Brasil. 1965 — Inaugurada a TV Globo (RJ), depois Rede Globo de Televisão. 1952 — A Bloch Editores lança o 1º número da Revista Manchete. 1973 – Criada a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

MUNDO

1986 – Ocorre o pior acidente nuclear da história, em Chernobyl. 1994 – Nelson Mandela, tornou-se o 1º presidente negro da África do Sul.

Lúcio Albuquerque – 69 99910 8325


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.



spot_img


+ Notícias



+ NOTÍCIAS