RO, Domingo, 05 de maio de 2024, às 15:16



RO, Domingo, 05 de maio de 2024, às 15:16


O DIA NA HISTÓRIA – Dia Internacional da Memória do Holocausto

1945 - O presidente Harry Truman (EUA) autoriza o uso da bomba atômica sobre o Japão – e o mundo conhece o terror atômico

Lúcio Albuquerque

PORTO VELHO – BOM DIA, 2 DE JULHO DE 2023! RONDÔNIA: 1907 – Fundada a empresa Madeira-Mamoré Raylway Company (EUA), que adquire de Joaquim Catramby o direito de construir a ferrovia Madeira-Mamoré. 1917 – O superintendente Joaquim Tanajura anuncia que será multado quem for flagrado abatendo animal para consumo humano, afora que seja no matadouro municipal. 1940 – O DASP sugere criar um Território na região abrangida pela Madeira-Mamoré, devido aos governos do Amazonas e Mato Grosso não terem meios para atender necessidades da região.

1982 – Tendo como representante de uma das partes o advogado José de Albuquerque Cavalcante, o fórum de Cacoal recebe o 1º processo. O juiz era Salatiel Soares de Souza e o promotor Homero Silva Scheidt.

1987 – O Hospital de Base (PVh) atravessa forte crise e pode fechar as portas, conforme se ouve ali. O diretor José Augusto admite que a situação é de “caos”.

- Advertisement -



COMEMORA-SE

Dia Nacional da Natação. “Dia Internacional da Memória do Holocausto”.

Católicos celebram Nossa Senhora dos Anjos. Santo Eusébio de Vercelli. São Pedro Julião Eymard. Santo Estevão I.

                                FOTO DO DIA

Porto Velho, década de 1960/70. Aeroporto “Salgado Filho” popularmente chamado “Aeroporto do Caiari” em primeiro plano, com aviões estacionados em frente ao prédio onde era a sede do Aeroclube.

Ao alto, separado do campo de pouso pela Avenida Farqhuar, está o estádio “Aluízio Ferreira”. Um pouco antes o colégio Duque de Caxias com o formato do “14 BIS” com o qual Santos Dumont ganhou o prêmio ‘Aeroclube de Paris”, no Parque de Bagatelle, depois de voar por 60 segundos.

Logo após o “Duque”, a Escola Normal “Carmela Dutra” na esquina das avenidas Pinheiro Machado com a Farqhuar. Pouco antes da cabeceira de pista do “Caiari”, a Praça “Aluízio Ferreira”, tendo à direita, em baixo, as casas do Bairro Caiari.

O bairro, na ´poca, era chamado também de “Bairro dos Categas”, referência ao fato de suas casas serem ocupadas em maioria por funcionários públicos graduados ou ferroviários da ferrovia Madeira-Mamoré.

“Chamavam de “categas” porque parecia que as outras pessoas tinham raiva. Aqui não tinha ninguém rico, apenas funcionários públicos, e porque a maioria era de “cutubas”, como chamavam aos eleitores do coronel Aluízio Ferreira”, explicou a moradora Lindomar Soares.

                                       FATOS

BRASIL

1989 – Morre Luiz Gonzaga (n. 1912), o “rei do Baião” (Súplica Cearense, Luar do Sertão etc). 1957 – Morre Lasar Segall (n. 1889), pintor lituano, que difundiu a arte moderna no país.

MUNDO

1932 – Nasce Peter O’Toole (m. 2013), ator – “Lawrence da Arábia”. 1945 – O presidente Harry Truman (EUA) autoriza o uso da bomba atômica sobre o Japão – e o mundo conhece o terror atômico.

Lúcio Albuquerque – 69 99910 8325






Outros destaques


+ NOTÍCIAS