RO, Segunda-feira, 21 de abril de 2025, às 3:45






O DIA NA HISTÓRIA – Dia dos Povos Indígenas

1648 - Na Batalha dos Guararapes, contra os holandeses, surge o Exército Brasileiro.

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO – BOM DIA, 19 DE ABRIL DE 2025! RONDÔNIA! 1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, depois Porto Velho. 1923 – A Comissão das Linhas Telegráficas inscreve homens para trabalhar na recomposição da linha telegráfica de Jaru a Presidente Pena (atual Ji—Paraná). 1944 – Fundada a Cooperativa Central dos Seringalistas do Guaporé LTDA, presidida pelo associado Homero de Castro Tourinho.

1944 – O governador Aluízio Ferreira assina o Decreto 14, criando o Serviço de Navegação do Madeira.

1950 – O governador Araújo Lima autoriza a construção de uma praça a ser denominada “Aluízio Ferreira”, e cede áreas para construção das sedes dos clubes Guaporé, Internacional e Danúbio Azul.

1956 – O embaixador Bianco d’Ajeta, em nome do Governo italiano, entrega ao Marechal Cândido Rondon a Grã-Cruz de Cavalheiro da Ordem do Mérito da Itália, por suas ações a favor da ciência e dos índios.

1990 – Censo interno do governo de Rondônia não localizou 800 funcionários do Poder Executivo que assinam ponto e recebem salários, mas não constam de qualquer órgão do Poder Executivo.

                                 HOJE É

Dia dos Povos Indígenas*. Dia do Exército Brasileiro.

Católicos celebram Santa Ema da Saxônia, Santo Expedito, São Leão I.

*Porque se comemora o Dia dos Povos Indígenas?
O Dia dos Povos Indígenas, comemorado a 19 de abril, é uma data de grande importância porque celebra a diversidade cultural e a história dos povos indígenas no BrasilA data, que antes era comemorada como "Dia do Índio", foi alterada para refletir a diversidade das culturas indígenas e reconhecer o valor dos povos originários para a sociedade brasileira. 
Origem e Razão:
  • A data de 19 de abril remete ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México em 1940. 

                              FOTO DO DIA

                                 O caderninho azul (III)

Logo que o Grupo Tourinho assumiu o “Alto Madeira” o Euro passou a se dedicar ao jornal, e seu irmão Luiz tocando os outros interesses do grupo. Em entrevista ao site “Gente de Opinião” (*) Euro falou sobre os motivos da compra e que o maior era não deixar que o matutino mudasse de linha editorial, se o grupo aluizista assumisse.

Quando o Euro assumiu a direção do AM ele já cultivava amizades com tripulantes de “aviões de carreira” que lhe traziam edições de jornais do Rio e São Paulo, e ele se tornou leitor de um colunista, Ibrahim Sued.

Logo ao assumir o criou a coluna social “Eurly”, nome de sua filha, que logo ganhou leitores assíduos e, claro, informantes. Ele passou a dizer que tinha um “Caderninho Azul” contendo segredos da sociedade, e que a qualquer momento iria contar tudo.

Seu filho mais velho, o ex-reitor da Unir Euro Tourinho Filho, ri muito quando lembra do tal “Caderninho Azul” que, em realidade, ele diz “nunca existiu”, o que o Euro, pai, me disse muitas vezes.

(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/politica/euro-tourinho-o-alto-madeira-nao-e-meu-e-patrimonio-do-povo-de-rondonia

                                      FATOS

BRASIL

1648 — Na Batalha dos Guararapes, contra os holandeses, surge o Exército Brasileiro. 1889 – Nasce o poeta Manoel Bandeira (+ 1968), autor de “Vou-me embora pra Pasárgada”.

MUNDO

1882 – Morre o biólogo Charles Darwin (n. 1806), autor da teoria do evolucionismo; 1529 — Início da Reforma Protestante. 1971 – A URSS lança a 1ª estação espacial colocada em órbita pela humanidade.

Lúcio Albuquerque – 69 99910 9325


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.





+ Notícias



+ NOTÍCIAS