
PORTO VELHO — 12.6.2024 – BOM DIA! RONDÔNIA> 1919 – Trabalhadores da Madeira-Mamoré iniciam uma greve reivindicando redução de trabalho para 8 horas/dia sem desconto em salários. 1938 – Relatório da empresa Madeira-Mamoré registra benefícios aos trabalhadores, incluindo escolas ao longo da ferrovia, abertas também a filhos de não funcionários. 1940 – O delegado Emídio Marques Feitoza, em nota, adverte: quem quer fazer festas, inclusive familiares, em casa, deve requerer a devida autorização legal.
1949 – Dirigentes da loja maçônica União e Perseverança entregam ao governo do Território um prédio para servir de escola, o colégio Samaritano, em Porto Velho.
1982 – Reunido em Ji-Paraná com a maioria dos candidatos do PDS, o governador Jorge Teixeira fez duras cobranças aos membros do partido “para com o futuro do Estado”. FOTO DO DIA
12 – 1986 – O governo de Rondônia não reconhece direito à afirmação da governadora do Acre Iolanda Fleming, de que a região de Extrema seja parte daquele Estado.
12 – 1988 – O administrador do Pamos, Célio Nogueira, denuncia pressão imobiliária na tentativa de um grupo de mações em afastá-lo da função, o que, disse ele, prejudica mais de uma centena de crianças ali internas.
HOJE É
• Dia do Correio Aéreo Nacional. Dia dos Namorados. Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Dia Mundial da Empatia.
• Católicos celebram São Leão XIII, Santo Onofre Anacoreta, São João de Sahagun, São Gaspar Bertoni.
BRASIL
1994 – A Seleção Brasileira de Basquete Feminino vence a Rússia (67×68) e é campeã no mundial na Austrália; 1926 — O Brasil se retira da Liga das Nações em protesto contra a admissão da Alemanha. 2014 – Começa a Copa do Mundo Fifa no Brasil;
MUNDO
l1965 – Os Rolling Stones lançam Satisfaction, que seria um grande sucesso. 1991 — Os russos elegem pela primeira vez seu presidente: Boris Iéltsin
FOTO DO DIA
PDS/RO – UM SACO DE GATOS (I)
Quando o governador Jorge Teixeira assumiu o cargo, em abril de 1979, trouxe consigo um currículo importante, que já o fizera um nome nacional, devido ao seu trabalho em Manaus, como prefeito e como militar.
Sua posse gerou uma grande expectativa, e seu discurso atendia 3 sonhos rondonienses: a criação do Estado, a instalação da hidrelétrica e o asfaltamento da BR, bases fundamentais para o desenvolvimento.
Mas houve críticas: postos importantes foram entregues a pessoas vindas com ele de Manaus. As críticas aumentaram quando Teixeira entregou a direção regional do PDS ao médico Claudionor Roriz.
Claudionor era o principal líder do MDB no eixo da BR-364, e que exigira um “bônus” para deixar o deputado Jerônimo Santana – que saudara a vinda de Teixeira com a acusação de que era “mais um coronel desempregado”.
O “bônus” fora pedido quando, convidado a uma conversa por Teixeira, Claudionor teria proposto: ao invés do presídio, fosse feito um hospital em Ji-Paraná. Dias depois Teixeira informou: o hospital substituiria o presídio, e o acordo foi fechado.
AMANHÃ – PDS/RO – UM SACO DE GATOS (II)
Lúcio Albuquerque | 69 99910 8325










