RO, Quarta-feira, 17 de abril de 2024, às 23:01



RO, Quarta-feira, 17 de abril de 2024, às 23:01


O DIA NA HISTÓRIA – Dia do Turista

PORTO VELHO – BOM DIA 13 DE JUNHO! RONDÔNIA – 1964 – O comerciante Hegel Morhy, 1º suplente do deputado Renato Medeiros, cassado no dia anterior, é convocado para assumir a vaga. Pela primeira vez o município de Guajará-Mirim tem um morador representando do Território na Câmara Federal.

                                      COMEMORA-SE

Dia do Pastor Evangélico (data móvel). Dia Mundial do Softball. Dia do Turista. Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo. Católicos lembram Santo Antonio de Pádua, o santo casamenteiro.

                                        FOTO DO DIA

- Advertisement -



A sete KM de Porto Velho, ficava a cachoeira de Santo Antonio, Rio Madeira. Na existia um ilha presídio (e), e na área existia um imenso pedral  que surgia a cada vazante do rio, causando acidentes graves com navios transportando cargas e homens para a construção da ferrovia Madeira-Mamoré (Porto Velho/Guajará-Mirim), cuja canteiro inicial da obra ficava naquela localidade, onde existia a cidade de Santo Antonio, onde em 1913 foi inaugurada a igreja do padroeiro, tombada pelo patrimônio histórico e onde ocorrem celebrações aos domingos. Os acidentes levaram a construtora a buscar local 7 KM abaixo (surgindo a cidade de Porto Velho). No início da década de 2 mil se instalou na ilha de Santo Antonio a hidrelétrica do mesmo nome, geradora de energia para abastecer o sistema nacional e da margem do Rio Madeira se pode ter uma boa visão da usina.

                                               FATOS

1525 — Martinho Lutero se casa com Catarina de Bora, contrariando a regra do celibato da Igreja Católica. 1611 — O astrônomo holandês David Fabricius observa pela primeira vez manchas no sol. 1808 — Dom João VI cria o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 1917 — 2.ª aparição de Nossa Senhora em Fátima (Ourém), Portugal. 1964 — Criado o Serviço Nacional de Informações no Brasil – substituído pela Abin. 1763 — Nasce José Bonifácio de Andrada e Silva, cognominado de Patriarca da Independência. 1888 – Nasce Fernando Pessoa, o mais universal dos poetas da língua portuguesa. 1998 — Morre Lúcio Costa, arquiteto, autor do projeto do Plano Piloto da Cidade de Brasília.

Lúcio Albuquerque – [email protected]

(Acesse rondoniaalemdahistoria.com.br)






Outros destaques


+ NOTÍCIAS