RO, Segunda-feira, 06 de maio de 2024, às 19:53



RO, Segunda-feira, 06 de maio de 2024, às 19:53


O DIA NA HISTÓRIA – Dia do Sonhador

1879 - Nasce Carlos Chagas (m. 1934), cientista, descobridor do bacilo da doença de Chagas

Lúcio Albuquerque

PORTO VELHO – BOM DIA, 9 DE JULHO DE 2023! RONDÔNIA: 1910 – O sanitarista Osvaldo Cruz e o médico Belisário Pena chegam a Porto Velho para fazer o levantamento sanitário da obra da EFMM, visando ao combate à malária e à febre amarela. 1925 – A explosão de uma caldeira na usina de luz elétrica da Madeira-Mamoré feriu três trabalhadores e deixou Porto Velho às escuras durante dois dias. 1955 – O diretor do Serviço de Estradas de Rodagem do Território, Alcedo Marrocos, confirmou que o engenheiro Wadih Darwich Zacarias é responsável pela recuperação das pontes da BR-29 (Porto Velho/ Ariquemes).

1970 – O Decreto Lei 1110 cria o Instituto de Colonização e Reforma Agrária, em substituição ao Instituto Brasileiro de Reforma Agrária.

1981 – O jornalista Vinícius Danin confirmando que o presidente João Figueiredo é esperado em Cuiabá para assinatura dos contratos de asfaltamento do trecho Cuiabá/Porto Velho, da BR-364.

- Advertisement -



1985 – O presidente Jamil Rachid, da União de Tendas de Umbanda /SP, é o principal convidado para a X Festa dos Orixás de Rondônia, coordenada pelo presidente da FEUR, Carlos Alberto Melhoral.

                                  COMEMORA-SE

Dia do Sonhador – do Protético- Internacional pelo Desarmamento;

Católicos celebram Santa Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Santo Agostinho Zhao Rong Presbítero. Santo Adriano III, Santa Verônica Giuliani

                                     FOTO DO DIA

Carlos Chagas (Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas – 1879-1934) é um dos nomes da ciência no país com respaldo no mundo, foi o descobridor do bacilo transmissor da doença que leva seu nome, “Chagas”.

Entre 1910 e 1913 fez duas expedições à Amazônia, numa delas, contratado pela construtora da ferrovia Madeira-Mamoré, para verificar a possibilidade de um combate às doenças tropicais, com ênfase à malária.

Com ele veio outro médico, Belisário Pena, e nas duas cidades de então seus relatos foram os piores possíveis. Porto Velho: “A imundície é incrível (…) e o mau cheiro é de tal ordem que quase se fica sufocado. Estou horrorizado com tanta porcaria!”. Santo Antônio: “Tudo apodrece junto às habitações e o fétido que se desprende é indescritível. (…) Pode-se afirmar que toda a população (…) está infectada” (*).

Carlos Chagas fez recomendações duras à administração da Madeira-Mamoré. Indicou “doses maciças de quinino e, ao fim do dia, o recolhimento obrigatório dos trabalhadores a seus alojamentos sob mosquiteiros” (F. acampamento da obra da EFMM).

(*) https://oswaldocruz.fiocruz.br/index.php/biografia/trajetoria-cientifica/no-instituto-oswaldo-cruz/expedicoes-cientificas

                                       FATOS

BRASIL

1879 — Nasce Carlos Chagas (m. 1934), cientista, descobridor do bacilo da doença de Chagas. 1917 – Defendendo Direitos trabalhistas, fim da exploração de menores, menos carga de trabalho, começa a 1ª greve geral no país. 1932 – Começa em São Paulo  “Revolução Constitucionalista”. 1980 — Morre Vinícius de Moraes (n. 1913), um dos autores de “Garota de Ipanema” brasileiro.

MUNDO

381 — Fim do Primeiro Concílio (de Nicéia) em Constantinopla, principais temas: a natureza divina de Jesus e sua relação com Deus Pai; 1ª parte do Credo Niceno; fixação da data da Páscoa. 1877 — Começa o I campeonato de Wimbledon.1935 — Nasce Mercedes Sosa (m. 2009), cantora argentina.

Lúcio Albuquerque – 69 99910 8325






Outros destaques


+ NOTÍCIAS