O DIA NA HISTÓRIA — Dia do Lixeiro

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO — BOM DIA 21.10.25 — RONDÔNIA: ONTEM: A nota relativa ao ano de 1917, renuncia de dois intendentes, saiu com datas erradas. O correto é 1917 e 1919. 1950 – O governo do Território contrata, ao valor de CR$ 4,3 mil mensais, um “manipulador de radiografias” para atuar no Hospital São Jose. 1954 – Nota do governador Paulo Leal explica a compra, em Cuiabá, de “carne verde” e dificuldades em conseguir o produto. O KG permanece em CR$ 30,00.

1981 – O ministro dos Transportes Elizeu Rezende, em Ji-Paraná, dá início ao asfaltamento da BR-364 em Rondônia.
1982 – Morre, vítima de latrocínio, o empresário Joaquim Pereira da Rocha (1900/1982), que na década de 1950 descobriu a cassiterita em suas terras em Tabajara, Rio Machado.
1984 – Muita emoção no encerramento dos Jogos Escolares de Rondônia, disputado em Porto Velho, com centenas de estudantes de todo o Estado.
1989– O jornalista Matias Mendes denuncia o abandono da fronteira brasileira com a Bolívia, o avanço do narcotráfico e a destruição da floresta pelos madeireiros na região de Costa Marques.

HOJE É

• Dia Nacional da Alimentação nas Escolas. Dia do Lixeiro. Dia do Comerciário. Dia Nacional do Economista Doméstico. Dia Nacional do Ecumenismo. Dia Internacional da Maçã. Dia do Contato Publicitário.
• Católicos celebram Santa Úrsula, São Gaspar de Búfalo, Santo Hilarião – Abade.

BRASIL

1889 – Morre Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá (n. 1813), pioneiro da industrialização no Brasil. 1838 – Com apoio do imperador Dom Pedro II é criado o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

MUNDO

1983 — O metro é definido como a distância que a luz viaja no vácuo em 1/299 792 458 de um segundo.

FOTO DO DIA


A HISTÓRIA VIA LENTE FOTOGRÁFICA

Marcos Santilli é um dos mais notáveis profissionais da fotojornalismo nacional. Esteve no Território de Rondônia em meados dos anos 1970 a serviço da revista Veja. Em parceria com Osvaldo Amorim, clicou imagens ora sublimes, ora tristes, do período da colonização.

O jornalista Montezuma Cruz sobre Santilli, dele diz: “Em sua lente todos tinham igual destaque em fotos que surpreendem e fazem parte de um raro arquivo de nossa história”.

“Na derrubada da floresta em Ariquemes, a famosa foto do menino deitado sobre o tronco da castanheira, ou na estrada enlameada, famílias de colonos arregalam os olhos e sorriem diante de dos desafios, porém, esperançosas em chegar ao destino”.

Montezuma cita: “A sensibilidade para captar o olhar do cachorro preto preso na traseira da carroceria de um caminhão em Colorado do Oeste. Santilli percorreu as vilas e pequenas cidades do Território e as gentes nativas ou não”.

Há quase 50 anos trabalhando em cada lugar de Rondônia, o “velho” Monte cita o legado de Santilli contando, através de suas lentes e muita sensibilidade humana, como um legado que deve fazer parte da nossa história.

Lúcio Albuquerque — 69 99910 8325


+ DESTAQUES






+ Notícias




+ NOTÍCIAS

+ NOTÍCIAS

Fale conosco pelo WhatsApp!
Pular para a barra de ferramentas