RO, Sexta-feira, 03 de maio de 2024, às 18:50



RO, Sexta-feira, 03 de maio de 2024, às 18:50


O DIA NA HISTÓRIA — Dia do descobrimento do Brasil

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO — 22.4.2024 – BOM DIA! RONDÔNIA: 1920 – Por iniciativa do jornal Alto Madeira, um grupo de cidadãos realiza o I Censo Infantil de Porto Velho. 1940 – Nordestinos vindos para os seringais poderão ser contatados pela administração da ferrovia Madeira-Mamoré que está interessada em recrutar esses trabalhadores. 1955 – Em notas publicadas nos jornais, a população está convocada para a chegada do novo governador do Território, José Ribamar de Miranda, que substituirá Paulo Nunes Leal, há um ano administrando o Guaporé.

1983 – O governador Jorge Teixeira empossa os primeiros conselheiros do Tribunal de Contas do Estado e o primeiro procurador geral do MP de Contas.

1985 – Os jornais A Tribuna e Alto Madeira lançam edições extras para noticiar a morte do presidente eleito Tancredo Neves, na noite anterior, inclusive com as repercussões locais e nacionais.

- Advertisement -



1987 – A Polícia Militar, sem a presença do governador Jerônimo Santana, comemorou o seu 10º ano da instituição, com entrega de medalhas e promoções de seus membros como a 2º tenente Angelina Correia, ao posto de 1º tenente.

1987 – Centenas de estudantes, de escolas públicas da capital, promoveram uma passeata cobrando do governo a recontratação de professores em greve.

HOJE É

• Dia do descobrimento (oficial) do Brasil. Dia da Comunidade Luso Brasileira. Dia do Planeta Terra. Dia do Arteterapeuta. Dia do Agente de Viagem. Dia da Aviação de Caça.
• Católicos celebram Santa Senhorinha, Santa Maria do Egito, São Sotero, São Caio, São Agapito.

BRASIL

1500 – A frota de Pedro Álvares Cabral chega ao litoral da Bahia que assume a terra, depois chamada Brasil, em nome de Portugal.

1821 – D. Pedro é nomeado príncipe regente do Brasil.

MUNDO

1977 — Utilizada pela primeira vez a fibra ótica como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados.

2016 – A ONU assina o acordo de Paris, definindo metas para a redução do aquecimento global.

FOTO DO DIA

O GOVERNADOR DA TRANSIÇÃO

Em abril de 1955 o Território teve seu último governador ainda como “Guaporé”, o tenente-coronel José Ribamar de Miranda, que no ano seguinte implantou a nova denominação, “Rondônia”.

À época o governador do Território era indicação pessoal do deputado federal, no caso Joaquim Vicente Rondon, líder do grupo “pele-curta”, adversário do grupo do cacique Aluízio Ferreira, o grupo “cutuba”.

Após assumir, Ribamar Miranda abandonou os parceiros, alegando que lhes faltava austeridade para compor um governo sério (*), e mudou-se para os “cutubas”.

Dentre suas obras importantes estão propostas de aproveitamento energético do Rio Madeira em Santo Antônio, a criação de novos municípios e a destocagem da área para o Aeroporto Belmont.

Seu antecessor, Paulo Nunes Leal, voltaria ao cargo 3 anos e entraria para a história como quem convenceu JK a mandar abrir a BR-029.

(*) https://rondonia.ro.gov.br/historia-de-rondonia-ultimo-governador-do-territorio-federal-ribamar-de-miranda-soltou-presos-e-liberou-o-palacio-ao-publico/#:~:text=Jos%C3%A9%20Ribamar%20de%20Miranda%20nasceu,oficial%20da%20arma%20de%20Infantaria.

Lúcio Albuquerque — 69 99910 8325






Outros destaques


+ NOTÍCIAS